loading

Taça de Portugal: 'Leões' por cima no histórico com 'águias' para a Taça

O Sporting tem um histórico favorável nos confrontos com o Benfica para a Taça de Portugal em futebol, com mais apuramentos, mais triunfos e mais golos, numa supremacia que só não ‘chega’ às finais.

Taça de Portugal: 'Leões' por cima no histórico com 'águias' para a Taça

Em 28 combates para a prova ‘rainha’ do futebol português, os ‘leões’ levaram a melhor em 15 ocasiões e perderam em 13, somando mais três triunfos (18 contra 15) e mais 10 golos marcados (72 contra 62).

A vantagem dos ‘verde e brancos’ assenta nos jogos disputados em casa, onde somam 12 triunfos e apenas três desaires, em 15 embates, com 35 golos marcados para apenas 15 dos ‘encarnados’.

Em Alvalade, para a Taça de Portugal, o Benfica só se conseguiu impor nas meias-finais de 1942/43 (3-2), na primeira mão das meias-finais de 1944/45 (2-1) e igualmente no primeiro jogo das meias-finais de 1962/63 (1-0), na última vez em que os dois ‘grandes’ de Lisboa se defrontaram a duas mãos.

Por seu lado, os ‘encarnados’ dominam em campo neutro, com o dobro das vitórias (seis contra três), em nove jogos, oito dos quais correspondentes a finais, fase em que o Benfica ganhou seis vezes e só perdeu duas.

Em casa, onde recebe o Sporting na quarta-feira, em encontro da primeira mão das meias-finais, o conjunto da Luz também prevalece, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas.

No Estádio da Luz, o último embate data de 09 de novembro de 2013, dia em que os comandados de Jorge Jesus se impuseram por 4-3, após prolongamento, num jogo ‘louco’, da quarta ronda, em que o paraguaio Óscar Cardozo logrou um ‘hat-trick’.

Os ‘encarnados’ marcaram primeiro, aos 12 minutos, pelo melhor marcador estrangeiro da sua história, e chegaram ao intervalo a vencer por 3-1, com mais dois do ‘Tacuara’ (42 e 45), em resposta ao 1-1, do espanhol Capel, aos 37.

Na segunda parte, os ‘leões’ conseguiram, porém, reagir e restabelecer a igualdade, com um tento do central brasileiro Maurício, aos 62 minutos, e outro do avançado argelino Slimani, já nos descontos, aos 90+2.

O encontro acabou por decidir-se no prolongamento, mais precisamente aos 97 minutos, com um golo do capitão e brasileiro Luisão, com a ajuda de um grande ‘frango’ de Rui Patrício.

Depois desse embate, os dois rivais lisboetas só se encontraram uma vez, novamente na quarta eliminatória, de 2013/14, e Jorge Jesus levou outra vez a melhor, mas desta vez ao comando dos ‘leões’, num embate disputado em Alvalade.

Em 21 de novembro de 2015, os ‘leões’ impuseram-se por 2-1, também no prolongamento, e com reviravolta: o grego Mitroglou adiantou as ‘águias’, aos seis minutos, mas Adrien empatou aos 45+2 e, aos 112, Slimani resolveu.

O lateral esquerdo Jefferson é o único sobrevivente entre os ‘leões’, em relação aos atuais planteis, enquanto, entre as ‘águias’, Jardel, Samaris, Pizzi, André Almeida e Jonas foram, então, utilizados por Rui Vitória.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?