loading

Freamunde exige 102.500 euros ao FC Porto pela transferência de Bosingwa

O Freamunde, clube da Liga de Honra de futebol, reclama 102.500 euros pela transferência de Bosingwa do FC Porto para o Chelsea, de Inglaterra, como compensação por um ano de formação.

Freamunde exige 102.500 euros ao FC Porto pela transferência de Bosingwa

O defesa internacional português jogou no Freamunde durante a época 2000/01, por empréstimo do Boavista, pelo que o clube se julga credor de 0,5 por cento do valor do negócio, de acordo com o mecanismo de solidariedade do regulamento FIFA sobre o estatuto e transferência de jogadores.

Carlos Rego, responsável pela área jurídica do Freamunde, disse hoje à Agência Lusa que o emblema inglês foi contactado no final de Maio para liquidar a verba, tendo até 30 de Junho para responder a essa solicitação.

A transferência de José Bosingwa para o Chelsea foi anunciada pelo FC Porto a 11 de Maio, por um valor de 20,5 milhões de euros.

O mecanismo de solidariedade previsto no regulamento da FIFA indica que todos os clubes em que um futebolista tenha jogado, entre os 12 e os 23 anos, têm direito a receber uma parcela em futuras transferências, até um máximo de três por cento.

Apesar de o clube comprador ser o responsável directo pelo pagamento destas compensações, a verba pode ser descontada ao valor a pagar ao emblema vendedor, dependendo do que tenha sido acordado entre as partes.

Esta é a terceira vez que os ''capões'' reclamam direitos económicos por via do mecanismo de solidariedade: André Leão, transferido do Beira-Mar para os romenos do Cluj, e Antunes, que rumou do Paços de Ferreira à AS Roma, de Itália, são os casos anteriores, que remontam a 2007.

Porém, ao contrário de Bosingwa, ambos os futebolistas passaram pelos escalões de formação do Freamunde e cumpriram várias épocas ao seu serviço.

O Freamunde já recebeu 21.000 euros do Cluj, mas ainda não viu a AS Roma responder favoravelmente à solicitação de 45.000 euros pela transferência de Antunes, pelo que o clube já fez uma participação disciplinar à UEFA.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?