loading

UEFA reaprecia processo do FC Porto logo que receber documentação da FPF

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA reapreciará o processo de admissão do FC Porto à próxima Liga dos Campeões em futebol assim que receber a documentação requerida à federação portuguesa sobre as decisões do Apito Final.

O director de comunicação da UEFA, William Gaillard, disse à Agência Lusa que o organismo ainda não recebeu a informação pedida à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), embora as duas partes se mantenham em ''contacto telefónico permanente''.

''Provavelmente ainda hoje poderemos ter todos os dados que pedimos. Posteriormente, toda a informação será remetida ao Comité de Controlo e Disciplina, que depois avaliará se encerra ou reabre o processo do FC Porto'', revelou o responsável.

Depois de admitir segunda-feira que as deliberações da atribulada reunião do Conselho de Justiça (CJ), que terminou na madrugada de sábado, possam ter gerado alguma confusão entre os juristas do organismo europeu, William Gaillard insistiu que este é um ''caso complexo''.

Na madrugada de sábado, cinco membros do CJ confirmaram as penas de descida de divisão do Boavista, por coacção sobre árbitros, e de suspensão de dois anos do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, por tentativa de corrupção, decretadas em primeira instância pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes, no âmbito do processo Apito Final.

Estas deliberações foram tomadas sem as presenças do presidente e vice-presidente do CJ, António Gonçalves Pereira e Elísio Amorim, respectivamente, que abandonaram a reunião cerca de três horas depois do início dos trabalhos.

''Estamos a falar de um caso complexo, que exige ser analisado com todo o cuidado pelos nossos juristas. Por parte da federação portuguesa, garantiram-nos que toda a informação será enviada o mais rapidamente possível'', acrescentou Gaillard.

Depois de ser excluído da próxima edição da Liga dos Campeões por ter sido condenado pela Comissão Disciplinar da Liga por dois actos de tentativa de corrupção, pena que não mereceu recurso dos ''dragões'', o FC Porto foi readmitido na prova porque a UEFA considerou que o processo ainda não estava encerrado na justiça desportiva portuguesa, por correr um recurso de Pinto da Costa.

Por temer que o caso não ficasse resolvido antes do sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a 01 de Agosto, a UEFA readmitiu o FC Porto a 16 de Junho, mas avisou que o caso poderia ser reapreciado para a época 2009/2010.

Dez dias depois, o presidente da UEFA, Michel Platini, manifestou a sua insatisfação pela readmissão do FC Porto, reiterando que o organismo europeu lutaria ''até à morte'' contra a corrupção no futebol.

William Gaillard assegurou ainda que o presidente do organismo, Michel Platini, não vai tecer qualquer comentário sobre o FC Porto até que o caso dos tricampeões portugueses seja reapreciado pelos ''órgãos competentes da UEFA''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?