loading

Prémio 'The Best' será hoje atribuido a Ronaldo, Messi ou Van Dijk

O sucessor de Luka Modric como vencedor do prémio ‘The Best’ sairá hoje do trio que integra os consagrados Cristiano Ronaldo, da Juventus, e Lionel Messi, do FC Barcelona, e o premiado Virgil van Dijk, do Liverpool.

Prémio 'The Best' será hoje atribuido a Ronaldo, Messi ou Van Dijk

O holandês Virgil van Dijk, vencedor da Liga dos Campeões e eleito melhor futebolista europeu, é o primeiro defesa a surgir no trio de finalistas desde 1997 e vai testar o estatuto hegemónico de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que arrecadaram cinco troféus cada.

Van Dijk, de 28 anos, recebeu, há poucas semanas, o prémio de melhor jogador da UEFA na época 2018/19, durante a qual foi um dos principais esteios do Liverpool campeão europeu e da seleção holandesa que chegou à final da Liga das Nações, perdida para Portugal.

O português Cristiano Ronaldo, de 34 anos, na sua época de estreia pela Juventus, pela qual conquistou a Serie A e foi eleito o melhor jogador da prova italiana, surge entre o trio de finalistas pelo oitavo ano seguido, sendo que, desde 2007, apenas não esteve entre os três melhores em 2010.

O argentino Lionel Messi, de 32 anos, está de regresso ao lote de finalistas, do qual não fez parte no ano passado, algo que não sucedia desde 2007, após ter vencido a Liga espanhola em 2018/19 e sido o melhor marcador das ligas europeias, com 36 golos.

Entre os candidatos a melhor treinador, contam-se três técnicos que trabalham na Liga inglesa: Pep Guardiola (Manchester City), vencedor em 2011, Jürgen Klopp (Liverpool) e Mauricio Pochettino (Tottenham).

Já o prémio de melhor futebolista feminina, que no ano passado foi entregue à brasileira Marta, recordista de troféus (seis), será disputado entre a inglesa Lucy Bronze e as norte-americanas Alex Morgan e Megan Rapinoe, fulcrais para que os Estados Unidos vencessem o último Campeonato do Mundo, que decorreu em França.

Em virtude dessa conquista dos Estados Unidos, a selecionadora Jill Ellis está entre as nomeadas para melhor treinador de futebol feminino, juntamente com o antigo internacional inglês Phil Neville, técnico da seleção inglesa, e Sarina Wiegman, vencedora do troféu em 2017 e que levou a Holanda à final do Mundial2019.

Na cerimónia ‘The Best', os brasileiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), e o alemão Marc-André ter Stegen (FC Barcelona) disputam o prémio para melhor guarda-redes de 2018/19, enquanto o galardão para melhor golo, denominado 'prémio Puskas’, será entregue a Lionel Messi, ao colombiano Juan Quintero ou ao húngaro Daniel Zsóri.

Os prémios para melhor guarda-redes de futebol feminino, ‘fair play', melhor adepto, melhor ‘onze' masculino e feminino FIFPro fecham as 11 categorias que compõem ‘The Best', cuja cerimónia de entrega dos prémios decorrerá hoje, em Milão.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?