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TBZ age judicialmente contra Real Madrid por quebra de contrato

A TBZ agiu judicialmente contra o Real Madrid pela quebra do contrato assinado em Outubro de 2007, que tornou a empresa portuguesa no agente europeu exclusivo de licenciamento do ''merchandising'' do clube campeão espanhol de futebol.

Segundo revelou à Agência Lusa fonte do Tribunal Cível do Porto, a TBZ interpôs, para já, uma providência cautelar com a intenção de impedir que o Real Madrid execute a seu favor a garantia bancária estabelecida no contrato exclusivo plurianual, no valor de dois milhões de euros, alegando que é a empresa portuguesa que está em situação de incumprimento.

O procedimento seguinte da TBZ vai ser uma acção cível contra o Real Madrid pela quebra unilateral do acordo entre as partes, na qual será estabelecido o valor da indemnização exigido pela empresa portuguesa que gere também o licenciamento do ''merchandising'' de Benfica, Sporting e FC Porto, entre outros clubes europeus.

O Real Madrid decidiu romper o acordo a escassos meses da renovação do contrato, celebrado a 08 de Outubro de 2007, na capital espanhola, alegando que os objectivos na angariação de patrocínios para o clube madrileno não foram atingidos.

Contactada pela Agência Lusa, fonte da TBZ refutou o argumento do Real Madrid para a quebra contratual, salientando que ''a verba prevista para 2008 foi cumprida logo nos primeiros meses do ano'', com a empresa concessionária a angariar um montante a rondar os dois milhões de euros.

A mesma fonte acentuou ainda que o Real Madrid não teve qualquer legitimidade para exigir uma segunda garantia bancária sem anular a primeira, contrariando o acordo assinado por Ramón Calderón, que preside o clube madrileno, e João Barroqueiro, presidente da TBZ.

O primeiro ano do contrato estabelecido entre a TBZ e o Real Madrid completava-se em Outubro e renovava-se automaticamente se nenhuma das partes manifestasse a intenção de não continuar com a ligação.

A TBZ é uma empresa portuguesa líder na Península Ibérica especializada na gestão e no ''merchandising'' nos sectores do desporto, em particular no futebol, e no entretenimento.

Um dos clubes mundiais de maior sucesso, o Real Madrid, que conquistou a Liga espanhola de futebol na época 2007/08, tem um retorno financeiro anual superior a 300 milhões de euros, resultante da venda de bilhetes para o Estádio Santiago Bernabéu, direitos televisivos e ''merchandising''.

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