loading

Taça Portugal: Benfica de «segunda» apenas elimina Penafiel nos penaltis

Um Benfica de “segunda” só no desempate por penaltis conseguiu hoje eliminar o Penafiel da Taça de Portugal de futebol, por 5-3, após o empate a zero que persistiu até final prolongamento, na terceira eliminatória.

Taça Portugal: Benfica de «segunda» apenas elimina Penafiel nos penaltis

O quinto classificado da Liga e recordista de triunfos na prova (24) foi incapaz de bater o segundo posicionado da II Divisão em 120 minutos e só com a defesa de Moreira no penalti cobrado por Dias, o Benfica conseguiu garantir a presença na fase seguinte.

O técnico espanhol do Benfica, Quique Flores, promoveu a rotação no plantel, fazendo descansar o guarda-redes Quim, os médios Maxi Pereira, Carlos Martins e Yebda e o avançado Nuno Gomes.

O guardião Moreira voltou à titularidade na baliza “encarnada” três anos depois e registaram-se outras sete alterações face ao último “onze”, que empatou na visita ao Leixões (1-1), na quinta ronda da Liga.

O brasileiro Leo colocou-se na faixa lateral esquerda, o médio camaronês Binya e Ruben Amorim ocuparam o centro do terreno, ladeados pelo hispano-guineense Balboa e pelo uruguaio Urretavizcaya, enquanto o argentino Di Maria acompanhou o estreante Makukula no ataque.

A equipa do terceiro escalão nacional, treinada por Rui Quinta, não pôde utilizar o avançado Nelson Campos, único lesionado do plantel.

Com maior posse de bola, mas em ritmo lento, o Benfica quase nunca conseguiu criar espaços no meio-campo duriense, povoado com os 11 jogadores atrás da linha da bola, durante a primeira parte.

Os primeiros 45 minutos saldaram-se por duas oportunidades desperdiçadas por Makukula e um “trivelada” de Di Maria à barra, numa das escassas ocasiões em que os “encarnados” pressionaram a defesa contrária, além de dois remates penafidelenses à figura de Moreira.

Na segunda parte, com o Benfica a defender mais à frente e, sobretudo graças ao hondurenho Suazo, de regresso após a lesão contraida em Nápoles, e ao espanhol Reyes nos lugares de Urretavizcaya e Balboa, o Penafiel foi ficando mais “encostado” à sua área, limitando-se a explorar as combinações entre Vítor, Oliveira e Michel, no flanco esquerdo.

Makukula, em duas ocasiões, correspondeu com bons cabeceamentos às assistências de Reyes, mas atirou por cima aos 80 minutos, e o guardião Zé Eduardo negou-lhe o golo aos 85, com uma grande defesa, junto ao poste esquerdo.

Com Binya a substituir o lesionado Miguel Vítor na lateral direita, os jogadores da casa foram ficando cada vez mais nervosos e os visitantes mais desinibidos, e foram Moreira e os defesas centrais da casa a ficar em apuros perante vários cruzamentos perigosos.

Em cima dos 90 minutos, Dias e Vítor, com ajuda de desvios em defesas contrários, quase escandalizaram a Luz, mas Moreira opôs-se aos remates.

Com cinco minutos de prolongamento, um rápido contra-ataque dos “rubro-negros” colocou o recém-entrado Quim na grande área e um remate forte e cruzado obrigou Moreira a nova defesa.

Aos 97 minutos, Reyes permitiu um “corte” de um defesa penafidelense, depois de ter a bola e a baliza à sua mercê, graças a uma excelente iniciativa de Suazo.

Só na segunda parte do tempo extra, Suazo, novamente de cabeça, voltou a testar os reflexos de Zé Eduardo, aos 114 minutos, tal como Makukula, já na pequena área, por duas vezes, minutos depois, mas nenhum consegui evitar a decisão na ''lotaria'' dos penaltis.

Ficha do Jogo:

Desempate por penaltis:

1-0, Reyes.
1-1, Vítor.
2-1, Di Maria.
2-2, Quim.
3-2, Katsouranis.
3-2 (Moreira defende remate de Dias).
4-2, Ruben Amorim.
4-3, Vagner.
5-3, Suazo.

Equipas:

- Benfica: Moreira, Miguel Vítor (Katsouranis, 77), Luisão, Sidnei, Leo, Balboa (Suazo, 56), Ruben Amorim, Binya, Urretavizcaya (Reyes, 56), Di Maria e Makukula.

(Suplentes: Moretto, Jorge Ribeiro, Katsouranis, Fellipe Bastos, Reyes, Suazo e Cardozo).

- Penafiel: Zé Eduardo, Pedro Moreira (Vagner, 118), Costa, Ginho, Zé Nando, Ferreira, Dias, Vítor, Bruno Madeira (Alexandre, 62), Oliveira (Quim, 80) e Michel.

(Suplentes: Vasco Viana, Edu Castigo, Alexandre, Vagner, Rafa, Faísca e Quim).

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Binya (23), Michel (36), Zé Nando (39), Sidnei (45+1), Alexandre (79), Dias (89), Katsouranis (105+1), Di Maria (106), Zé Eduardo (113), Vítor (117).

Assistência: 20.676 espectadores.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?