loading

LC: Bernardo no Bernabéu, Ronaldo em Lyon e Messi na 'casa' de Maradona

A receção do Real Madrid, 13 vezes campeão da Europa, ao Manchester City, que procura o primeiro título, é o jogo ‘grande’ da segunda metade da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol.

LC: Bernardo no Bernabéu, Ronaldo em Lyon e Messi na 'casa' de Maradona

Na quarta-feira, os ‘merengues’, acabados de perder a liderança em Espanha, procuram o regresso à glória pós Cristiano Ronaldo, que visita Lyon com a Juventus, enquanto a equipa de Bernardo Silva também tenta esquecer amarguras internas.

Antes, na terça-feira, Lionel Messi, que no fim de semana regressou aos golos com um ‘póquer’, visita, com o FC Barcelona, a ‘casa’ de Diego Armando de Maradona, o San Paolo, em Nápoles, e o Bayern Munique tenta alargar o seu incontestável poderio ‘regional’ à Europa, no confronto com o Chelsea, em Londres.

Dos quatro jogos, o que desperta maior atenção é, sem dúvida, o do Santiago Bernabéu, onde os ‘blancos’ tentam voltar a ser ‘grandes’ na Europa - depois dos títulos de 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18 – sem os golos de Cristiano Ronaldo.

Na época passada, primeira depois da partida daquele que se tornou o melhor marcador da história do clube (451 golos em 438 jogos), o Real Madrid caiu nos ‘oitavos’, face ao Ajax (2-1 fora e 1-4 em casa), algo que vai procurar não repetir.

Pela frente, os comandados de Zinédine Zidane vão ter o City, que trás de regresso ao Bernabéu, onde já venceu muitas vezes, o técnico Pep Guardiola, que comanda uma equipa que tem dececionado na ‘Premier League’, seguindo a 19 pontos do líder e quase campeão Liverpool, que tem menos um jogo disputado.

O conjunto de Manchester deverá, assim, apostar tudo, ou quase tudo, na ‘Champions’, até porque foi recentemente condenado, ao abrigo do ‘fair play’ financeiro, a um castigo de dois anos fora das competições europeias. É agora, ou daqui a muito tempo.

Se são esperadas grandes emoções em Madrid, no mesmo dia, em Lyon, a Juventus apresenta-se como inquestionável favorita, na casa de um conjunto ainda por cima desfalcado, por lesão, da sua grande ‘estrela’, o holandês Memphis Depay.

No que será o seu quarto embate face ao conjunto gaulês nos ‘oitavos’, Cristiano Ronaldo é a grande ameaça para o compatriota Anthony Lopes, com 23 tentos em 30 jogos nesta fase de prova e golos – num total de 13 – em todos os seus nove jogos de 2020.

Em relação aos embates de terça-feira, o Bayern Munique, vencedor das últimas sete edições da ‘Bundesliga’, joga no reduto de um irregular Chelsea e é claramente favorito, numa época em que já venceu na capital inglesa, o Tottenham, por incríveis 7-2.

O polaco Robert Lewandowski, autor de 23 golos na ‘Bundesliga’ e 10 na ‘Champions’, será a maior ‘dor de cabeça’ para os londrinos, que sonham em voltar a surpreender os bávaros, como fizeram, em pleno Allianz Arena, na final de 2011/12.

O outro encontro está marcado para Nápoles, o ‘santuário’ de Maradona, onde se desloca, pela primeira vez, o seu sucessor, Messi, que, sem a companhia de Suárez e Dembelé, vai tentando manter o FC Barcelona à ‘tona’.

Na estreia europeia de Quique Sétien, o ‘Barça’ apresenta-se como favorito, até porque o Nápoles está a fazer a pior época em muitos anos, mas na cabeça dos seus jogadores ainda pairam, com certeza, os ‘desastres’ de Roma (2018) e Liverpool (2019).

Em relação aos primeiros quatro jogos dos ‘oitavos’, destaque para o 1-0 do Atlético de Madrid ao campeão Liverpool, selado por Saúl Ñíguez, e o ‘bis’ do ‘miúdo’ norueguês Haaland (já tinha oito tentos pelo Salzburgo) no 2-1 do Borussia Dortmund ao Paris SG.

Por seu lado, a estreante Atalanta bateu em San Siro o Valência por convincentes 4-1 e o Leipzig, um dos ‘carrascos’ do Benfica, ganhou fora ao Tottenham, de José Mourinho, por 1-0, graças a um penálti de Timo Werner.

Os quatro encontros que completam a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões têm todos início às 20:00 (em Lisboa), também o horário dos jogos da segunda mão, marcados para 10, 11, 17 e 18 de março.

Programa da jornada

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020
Dortmund - PSG, 2 - 1
Atlético Madrid - Liverpool, 1 - 0

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
Atalanta - Valência, 4 - 1
Tottenham - RB Leipzig, 0 - 1

Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020
Chelsea - Bayern München, 0 - 3
Napoli - Barcelona, 1 - 1

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
Real Madrid - Man City, 1 - 2
Lyon - Juventus, 1 - 0

Terça-feira, 10 de Março de 2020
Valência - Atalanta, 3 - 4
RB Leipzig - Tottenham, 3 - 0

Quarta-feira, 11 de Março de 2020
Liverpool - Atlético Madrid, 2 - 3 a.p
PSG - Dortmund, 2 - 0

Sexta-feira, 7 de Agosto de 2020
Juventus - Lyon, 2 - 1
Man City - Real Madrid, 2 - 1

Sábado, 8 de Agosto de 2020
Barcelona - Napoli, 3 - 1
Bayern München - Chelsea, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?