loading

Covid-19: Liga dos Bombeiros queixa-se da falta de equipamento de proteção

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, queixou-se hoje da falta de equipamento de proteção individual nas corporações, colocando em risco os bombeiros que prestam socorro aos doentes com covid-19.

Covid-19: Liga dos Bombeiros queixa-se da falta de equipamento de proteção

"Não temos equipamentos de proteção individual (...), corremos riscos para salvar outros que estão em risco", afirmou aos jornalistas Jaime Marta Soares, após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Jaime Marta Soares referiu que "há dois meses e meio" alertou as autoridades para a carência de material de proteção individual nos bombeiros, que têm demonstrado "uma tenacidade muito forte para salvar pessoas", apesar das "tremendas dificuldades".

O dirigente da LBP adiantou, sem mencionar números, que há associações de bombeiros sem "nenhum rendimento", em "falência técnica", e que se veem na "obrigação de despedir bombeiros".

Perante o cenário traçado, Jaime Marta Soares assinalou, ainda, que se aproxima o mês de maio, em que, além do pico da pandemia esperado para Portugal, começa a época dos incêndios florestais.

"É um esforço que vai ser exigido para ultrapassar estas dificuldades", afirmou, com uma expressão carregada.

Na quinta-feira, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários também se queixou da falta de equipamento de proteção individual (máscaras, luvas...) nas corporações, comprometendo a segurança dos bombeiros e o socorro de doentes com covid-19.

Portugal, em estado de emergência até à próxima quinta-feira, regista 76 mortes e 4.268 infeções, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Das pessoas infetadas, 354 estão internadas, 71 das quais em unidades de cuidados intensivos hospitalares, havendo 43 doentes que já recuperaram desde que a covid-19 foi confirmada no país, em 02 de março.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?