loading

BCE mantém taxas de juro e pode aumentar compra de dívida

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e afirmou que está «pronto» para reforçar a dimensão do seu programa de compra de ativos de emergência adotado devido à pandemia de covid-19.

BCE mantém taxas de juro e pode aumentar compra de dívida

Após a reunião de política monetária realizada hoje, o BCE informou que as taxas de juro se mantêm, com a principal taxa de refinanciamento em 0%, a taxa de facilidade de depósito em -0,50% e a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25%.

No dia 18 de março, sem esperar pela sua habitual reunião de política monetária, o BCE anunciou um "programa de compra de ativos de emergência devido à pandemia" (PEPP), prevendo comprar 750 mil milhões de euros de dívida pública e privada.

Hoje, o BCE aprovou uma nova série de sete operações de emergência para dar liquidez a longo prazo, atenuando os efeitos da crise causada pela pandemia.

Estas novas operações de liquidez começam em maio e vencem entre junho e setembro de 2021, com taxas de juro excecionalmente favoráveis.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?