loading

Covid-19: Polícia angolana deteve nove mototaxistas por tumultos no Soyo

A polícia angolana deteve nove mototaxistas nacionais e da República Democrática do Congo alegadamente envolvidos em arruaças e colocação de barricadas nas principais vias da cidade do Soyo, província do Zaire, norte do país, foi hoje anunciado.

Covid-19: Polícia angolana deteve nove mototaxistas por tumultos no Soyo

Segundo uma nota da polícia local, um grupo de 90 pessoas, na sua maioria mototaxistas, insurgiu-se contra os efetivos policiais ao serem impedidos de exercer a atividade, proibida desde o período de vigência do estado de emergência, declarado em 27 de março e até 25 de maio, no âmbito das medidas de prevenção e combate à covid-19.

“Eles pediram satisfações junto da Polícia Nacional sobre as razões de não serem autorizados a exercer o serviço de táxi nesta fase do estado de calamidade. Insatisfeitos com a resposta das autoridades, decidiram partir para ações de arruaças, colocando barricadas em algumas ruas do casco urbano e da zona periférica”, indicou a nota da polícia.

Face à situação, adiantou o documento, as forças da ordem e segurança detiveram nove cidadãos, supostamente os principais mentores da ação, bem como apreenderam 92 motorizadas abandonadas no local pelos prevaricadores.

Os detidos foram hoje presentes ao Ministério Público, enquanto a polícia desenvolve ações para a captura dos restantes implicados.

O estado de calamidade pública está em vigor desde 26 deste mês, e a atividade de mototáxi está sujeita a regulamentação específica.

Angola regista 73 infetados e quatro mortos pelo novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?