loading

Liga italiana recomeça em 20 de junho - ministro

A Liga italiana de futebol vai recomeçar em 20 de junho, depois de mais de dois meses suspensa, devido à covid-19, anunciou hoje o ministro do Desporto, Vincenzo Spadafora.

Liga italiana recomeça em 20 de junho - ministro
Serie A

"A Serie A recomeça em 20 de junho. A minha esperança é que na semana antes já se possa jogar a Taça de Itália", disse Spadafora, após uma reunião com os presidentes da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, e da Liga italiana, Paolo Dal Pino.

A Serie A, interrompida em 09 de março, é liderada pela Juventus, de Cristiano Ronaldo, com 63 pontos, mais um do que a Lazio, quando faltam disputar 12 jornadas e 124 jogos.

Na Taça de Itália já se tinha disputado a primeira mão das meias-finais, com vitória do Nápoles em casa frente ao Inter de Milão (1-1) e um empate a um golo entre AC Milan e Juventus.

A equipa de Turim procura o nono título consecutivo e o 36.º do seu historial, numa temporada em que tem tido uma surpreendente Lazio como grande rival.

O conjunto romano foi apenas duas vezes campeão, a última das quais em 1999/2000, numa equipa em que atuavam os portugueses Fernando Couto e Sérgio Conceição.

Sem festejar qualquer título desde 2009/10, então treinado por José Mourinho, o Inter de Milão mais dificilmente se vai intrometer na luta pelo 'scudetto', uma vez que está a nove pontos, com menos um jogo.

A liga italiana será a quarta das 'big-5' a retomar a atividade, depois de Alemanha (16 de maio), Espanha (previsto para 11 de junho) e Inglaterra (previsto para 17 de junho), sendo que em França o campeonato foi cancelado, com a atribuição do título ao Paris Saint-Germain.

Em Portugal, a I Liga também já tem data marcada para o regresso à ação, em 03 de junho, com os jogos Portimonense-Gil Vicente e Famalicão-FC Porto, da 25.ª ronda. A prova vai prolongar-se até 16 de julho, data da 34.ª e última jornada.

Após a declaração de pandemia, em 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Itália totaliza, desde o início da pandemia, 33.142 mortes, divulgou hoje a Proteção Civil italiana. O número total de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, até à data neste país, é de 231.732, dos quais 47.986 continuam a ser casos positivos e ativos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?