loading

Crónica: Entrada eficaz embala Paços De Ferreira para triunfo frente ao Rio Ave

O Paços de Ferreira venceu o Rio Ave, por 3-2, na 25.ª jornada da I Liga de futebol, retirando aos vila-condenses a possibilidade de atingirem uma marca histórica no clube, de 10 jogos consecutivos sem perder no campeonato.

Crónica: Entrada eficaz embala Paços De Ferreira para triunfo frente ao Rio Ave

Os pacenses construíram o triunfo com os golos de João Amaral, aos 11 minutos, Douglas Tanque (14) e Bruno Santos (52), com os vila-condenses, sempre numa posição de reação, a conseguiram os seus tentos por Diego Lopes (43) e Gelson Dala (58).

Com este triunfo na jornada de retoma do campeonato, os pacenses conseguem manter uma margem de algum conforto para os lugares de despromoção, seguindo no 16.º posto, com 25 pontos, mais seis do que o Portimonense, o primeiro conjunto em posição de descida.

Já o Rio Ave caiu para sétimo lugar da prova, ficando com os mesmos 38 pontos, e perdendo terreno nas ambições de qualificação para as competições europeias da próxima temporada, depois de ter sido ultrapassado por Famalicão e Vitória de Guimarães.

O desaire do Rio Ave começou a desenhar-se com a entrada quase perfeita dos pacenses no jogo, usando o trunfo de jogarem a favor do vento para, logo aos 11 minutos, se colocarem em vantagem, num livre cobrado por João Amaral, que ganhou balanço extra e traiu o guarda-redes Kieszek.

O tento madrugador dos forasteiros desequilibrou os locais, que demoraram a recompor-se e, já depois de serem ameaçados por um remate de Pedrinho de muito longe, acabaram por claudicar novamente, quando, na sequência de um canto, deram espaços para Douglas Tanque emendar para o 2-0.

O Rio Ave demorou a superar as contrariedades iniciais, e apesar de tentar esticar o seu futebol, foi praticamente inconsequente até quase ao intervalo, quando, na melhor jogada que criou até então, Diego Lopes foi eficaz e, numa recarga a um remate inicial de Lucas Piazon, fixou o 2-1, aos 43 minutos.

As contrariedades viraram-se então para o Paços de Ferreira, que ainda antes do descanso ficou reduzido a 10 elementos, depois de Bruno Teles ser expulso, com vermelho direto, por travar Taranti quando este se escapava.

Para compensar essa pecha na equipa, Pepa, técnico dos ‘castores', apostou em Bruno Santos no reatamento do jogo, numa decisão feliz, pois, logo aos 52 minutos, o brasileiro arrancou do meio-campo, combinou com Hélder Ferreira e, depois de passar por dois defesas do Rio Ave, fez com muita facilidade o terceiro golo da equipa.

Percebendo, também, que tinha de mudar algo na sua equipa, Carlos Carvalhal reagiu em dose dupla, lançando Carlos Mané e Gelson Dala no desafio, e também retirou frutos da ousadia, quando o avançado angolano aproveitou uma hesitação do guarda-redes pacense para reduzir, para o 3-2.

A formação da foz do Ave voltou a galvanizar-se, assumiu a iniciativa ofensiva, e começou a criar várias oportunidades de golo, mas, aos 68 minutos, ficou também reduzida a 10, com a expulsão de Matheus Reis, depois de ver dois amarelos em seis minutos, e não mais conseguiu inverter o desaire, apesar de criar algumas situações flagrantes.

Programa da jornada

Quarta-feira, 3 de Junho de 2020
Portimonense - Gil Vicente, 1 - 0
Famalicão - FC Porto, 2 - 1

Quinta-feira, 4 de Junho de 2020
Marítimo - V. Setúbal, 1 - 1
Benfica - Tondela, 0 - 0
V. Guimarães - Sporting, 2 - 2

Sexta-feira, 5 de Junho de 2020
Santa Clara - Sp. Braga, 3 - 2
Desp. Aves - BSAD, 0 - 2

Sábado, 6 de Junho de 2020
Boavista - Moreirense, 0 - 1

Domingo, 7 de Junho de 2020
Rio Ave - Paços Ferreira, 2 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?