loading

Covid-19: Macau suspende circulação com cidade vizinha após excesso de pedidos

As autoridades de Macau anunciaram hoje que decidiram suspender o sistema de registo para poder viajar até à cidade vizinha de Zhuhai, no continente chinês, depois de terem recebido mais de cinco mil pedidos num só dia.

Covid-19: Macau suspende circulação com cidade vizinha após excesso de pedidos

As autoridades tinham anunciado na quarta-feira que iriam permitir, a partir de 11 de junho, a circulação com a cidade vizinha de Zhuhai, na província chinesa de Guangdong, "por razões de serviço, comércio ou outros motivos" de urgência, a apreciar caso a caso, mas a quantidade de pedidos pela Internet obrigou à suspensão do sistema, um dia depois do lançamento.

"Recebemos 5.474 pedidos num só dia, e muitos não têm qualquer motivo. Muitos cidadãos disseram que queriam ir comer 'rahmen' a Zuhai ou tinham saudades de lá ir”, disse hoje um médico-adjunto dos Serviços de Saúde, durante a conferência de acompanhamento da covid-19 no território, recordando que a justificação para a deslocação tem de estar dentro dos limites definidos e ser "razoável".

"Precisamos de tempo para avaliar os pedidos", explicou o funcionário da Direção de Saúde.

"Por isso, suspendemos o serviço hoje de manhã, e amanhã às 10h vai reabrir de novo, mas há poucas vagas", alertou.

Ao abrigo da reabertura da circulação entre Macau e Zhuhai, anunciada na quarta-feira, os residentes em Macau provenientes daquela cidade não estarão sujeitos a observação médica de 14 dias (quarentena), mas terão de apresentar um teste negativo de ácido nucleico.

“Precisamos também de esperar pela autorização das autoridades de Zhuhai, por isso, mesmo que tenham feito o teste de ácido nucleico, pode não estar dentro da data”, alertou o médico.

Segundo o funcionário, as autoridades já apreciaram mais de 1.981 pedidos, que aguardam ainda "resposta das autoridades de Zhuhai".

Questionado pelos jornalistas sobre a má qualidade da tradução para português das informações disponíveis na Internet, que podem induzir em erro, o funcionário disse que estão "a tentar corrigir os erros”.

Zhuhai, na província chinesa de Guangdong, é um popular destino de compras dos residentes em Macau, com muitos trabalhadores no território a optarem por viver naquela localidade, onde os preços da habitação são mais baixos.

As autoridades de Macau anunciaram também na quarta-feira a abertura de um corredor especial entre o território e Hong Kong, para permitir a pessoas retidas pela pandemia o regresso a casa.

As pessoas que queiram sair de Macau devem fazer o registo com 48 horas de antecedência.

O transporte, por via marítima, só vai iniciar-se na próxima semana, a partir de 16 de junho, mas as autoridades de Macau já receberam 235 pedidos, até ao meio-dia de hoje.

Macau foi dos primeiros territórios a identificar casos de infeção com a covid-19, antes do final de janeiro. O território registou então uma primeira vaga de dez casos. Seguiu-se outra de 35 casos a partir de março, todos importados, uma situação associada ao regresso de residentes, muitos estudantes no ensino superior em países estrangeiros.

Macau está sem registar novos casos desde 09 de abril e atualmente não tem qualquer caso ativo, depois de o último paciente ter recebido alta hospitalar, a 19 de abril.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?