loading

PM timorense quer levar Orçamento de 2020 ao parlamento em setembro

O primeiro-ministro timorense disse hoje que o Governo pretende levar ao parlamento em setembro uma nova proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, apresentando no mês seguinte as contas públicas do próximo ano.

PM timorense quer levar Orçamento de 2020 ao parlamento em setembro

“O Ministério das Finanças apresentou um calendário, que será apresentado na segunda-feira aos novos membros do Governo, para que possam ver o plano, de em setembro levar o Orçamento de 2020 ao parlamento”, disse Taur Matan Ruak aos jornalistas.

“A lei define que até 15 de outubro o Orçamento de 2021 tem que ser apresentado ao parlamento”, referiu ainda.

Recordando que o país está em duodécimos desde 01 de janeiro, Taur Matan Ruak disse que os valores de execução normais – que ronda os 100 milhões de dólares mensais (cerca de 88 milhões de euros) – não estão a ser alcançados devido à pandemia da covid-19.

“No estado de emergência a capacidade de execução foi mais reduzida, mas agora com o Governo completo esperamos que aumente, elevando a execução do orçamento duodecimal que se deverá prolongar, possivelmente até outubro, até à aprovação do orçamento de 2020”, explicou.

Taur Matan Ruak falava aos jornalistas depois do seu encontro semanal com o Presidente da República, em que discutiram, entre outras questões, a tomada de posse de 19 novos membros do executivo na quarta-feira, completando assim o elenco do Governo.

“Estou contente porque finalmente tenho a equipa completa, quase dois anos depois (…) espero que a equipa trabalhe e se esforce a bem dos cidadãos, para que a máquina do estado responda à situação de saúde, à economia e aos problemas sociais”, frisou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?