loading

Autarca do Porto «envergonhado» com discussão sobre sede da Liga de Futebol

A oposição questionou hoje as contrapartidas de 642 mil euros que a Câmara do Porto pretende assumir para que a sede da Liga de Futebol se mantenha na cidade, levando Rui Moreira a dizer-se envergonhado com a discussão.

Autarca do Porto «envergonhado» com discussão sobre sede da Liga de Futebol

"Eu tenho uma enorme vergonha que este assunto tenha de ser discutido assim. Quando nós vivemos num país em que para projetos efémeros como a Web Summit se gastam, num ano, 11 milhões de euros", afirmou o independente em resposta à vereadora socialista Maria João Castro que, na reunião de hoje do executivo municipal, defendeu que pelo menos, a revisão da renda de 50 euros que a Liga vai pagar deve ser revalidada.

A Câmara do Porto aprovou hoje, com abstenção da CDU e da vereadora socialista Odete Patrício, a proposta de cedência à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) um terreno para a uma nova sede, a instalar na Rua de John Whitehead, em Ramalde, cujas negociações decorreram ao longo de três anos e meio e visaram garantir a manutenção da sede da Liga no Porto.

Enquanto portuense, o autarca lamentou que, passados todos estes anos, a cidade do Porto continue a ser "irresoluta" quando surgem oportunidades como esta, e mostrou-se confiante de que o projeto vai ser aprovado, em sede de Assembleia Municipal, onde não detém a maioria.

"Se fosse em Lisboa, os senhores [os socialistas] ofereciam o edifício, inventavam um edifício e ofereciam. (...) Eu, enquanto portuense, tenho vergonha desta discussão(…) e é por isso que depois nós perdemos, depois de andarem a lutar connosco, por outros investimentos que prometeram à cidade do Porto e que não vieram: o Infarmed ", reiterou, explicando que, na prática, os 642 mil euros é receita que a câmara não vai receber.

Mais tarde, novamente questionado sobre as contrapartidas, desta feita pela vereadora socialista Odete Patrício, Moreira instou os vereadores socialistas a assumirem as suas responsabilidades e a dizerem claramente se querem ou não querem o projeto, acrescentando que este é o momento da decisão política.

O independente sublinhou que se nada fosse construído no terreno a permutar com a Liga o município não teria receita nenhuma e referiu que, a autarquia, poderia ter optado por sobreavaliar o terreno para cobrir as contrapartidas, o que não fez.

Antes, Odete Patrício havia defendido que as contrapartidas deviam ser sustentadas por um estudo macroeconómico em face dos montantes em causa.

A questão das contrapartidas havia já sido levantada pela CDU e pelo PSD, que decidiu, contudo, votar favoravelmente a proposta por considerar que a dimensão do projeto em causa.

Apesar de se congratular com a escolha do Porto, o vereador do PSD, Álvaro Almeida, admitiu que as contrapartidas oferecidas pela autarquia são significativas, podendo-se questionar se "este é o valor correto".

Pela CDU, a vereadora Ilda Figueiredo sublinhou que não está contra o projeto, mas defendeu a necessidade de avaliar melhor as contrapartidas acordadas.

Antes da discussão da proposta, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, apresentou o projeto da nova sede da Liga cujas obras devem estar concluídas em 2023.

Descrevendo o projeto da autoria do gabinete de arquitetura Ooda, responsável obra do Matadouro Industrial de Campanhã, como "icónico" e comparando-o até à ao edifício emblemático da Casa da Música, Pedro Proença adiantou que edifício terá sete pisos, representando um investimento privado de 18 milhões de euros.

Com uma dimensão nacional, a nova sede da Liga terá "a primeira licenciatura mundial de gestão de futebol profissional", um centro incubador de empresas, uma área dedicada à formação, outra à investigação e um museu.

As intervenções da oposição levaram o presidente da Liga a avisar que em causa estão 18 milhões de euros de investimento privado que se não for feito no Porto, será feito noutro sítio e até melhores condições.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?