loading

Liga Sagres: Leixões derrotou o Marítimo e garante sexto lugar

O Leixões garantiu hoje o sexto lugar da Liga portuguesa de futebol, ao bater o Marítimo por 1-0, com um golo de Diogo Valente, em jogo da 30.ª e última jornada da prova.

A sexta posição, com 45 pontos, não dá acesso às competições europeias, mas é a segunda melhor classificação da história do Leixões, apenas superada pelo quinto posto alcançado em 1962/63.

O Marítimo termina o campeonato num decepcionante nono lugar, com 37 pontos, fruto de uma sequência de cinco derrotas consecutivas.

A festa matosinhense começou antes do início do encontro, com os jogadores, equipa técnica e elementos da SAD, incluindo o presidente Carlos Oliveira, a serem ovacionados pelas bancadas.

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, também marcou presença e prometeu um Leixões “ainda mais forte” na próxima temporada.

A primeira parte foi pouco interessante e disputada a um ritmo lento, mas o Leixões dispôs das melhores ocasiões para quebrar o nulo.

Diogo Valente, aos seis minutos, viu o seu remate cortado em cima da linha por Luís Olim, enquanto que aos 21 foi Roberto Sousa a ameaçar o golo, num remate desviado para canto.

Os insulares dividiram a posse de bola, mas tiveram uma única oportunidade para marcar, através de um livre directo cobrado por João Guilherme, aos 26 minutos, que saiu pouco ao lado da baliza de Beto.

A fechar o primeiro tempo, aos 42 minutos, Braga foi isolado por Diogo Valente, mas rematou contra os pés do guardião Marcos, que se despediu dos madeirenses, após seis temporadas.

Na segunda parte, o Leixões conseguiu tomar conta do encontro, mas falhou bastante no último passe, perante um Marítimo tímido no ataque.

Aos 70 minutos, já depois da entrada do avançado Rodrigo Silva para o lugar de Zé Manuel, os matosinhenses alcançaram a merecida vantagem: Laranjeiro cruzou na direita, Braga falhou o remate e Diogo Valente encostou para o 1-0

Ao minuto 83, o leixonense Roberto Sousa tocou a bola com a mão na sua grande área, mas o guarda-redes Beto evitou a igualdade ao defender o penalti correspondente, cobrado por Marcinho.

Nos últimos 10 minutos, e já com o jovem Fidelis, da equipa B, em campo, o Marítimo pressionou e tentou chegar ao empate, mas não voltou a ter oportunidades para alvejar a baliza leixonense.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?