loading

Crónica: Sporting de Braga 'sua' para vencer Famalicão em jogo de VAR

Um golo de Bruno Viana deu hoje ao Sporting de Braga uma difícil vitória sobre o Famalicão, por 1-0, na sexta jornada da I Liga de futebol, que o isola na terceira posição, num jogo com vários lances polémicos.

Crónica: Sporting de Braga 'sua' para vencer Famalicão em jogo de VAR

O único golo da partida surgiu aos 74 minutos, com o central brasileiro a fazer uma recarga após defesa de Vaná Alves. O árbitro assistente assinalou de pronto fora de jogo, mas após chamada de atenção do videoárbitro (VAR), o árbitro da partida, Rui Costa, foi visionar as imagens e reverteu a decisão.

Cerca de dez minutos antes, outra decisão do VAR colocou os famalicenses a jogar com 10, por expulsão de Riccieli, mas o jogo não acabaria sem mais uma ida de Rui Costa ao ecrã do VAR - já depois mesmo de dar por terminada a partida.

Com as equipas à espera junto da linha lateral de saída para os balneários, o juiz da associação do Porto foi avaliar se uma eventual mão de João Novais seria merecedora de grande penalidade, mas nada assinalou.

Foi a sexta vitória seguida do Braga (campeonato e Liga Europa) que, em vésperas de mais uma semana intensa (quinta-feira joga em Inglaterra, com o Leicester, para a Liga Europa, e domingo, com o Benfica, no Estádio da Luz), sobe ao terceiro lugar isolado, ultrapassando o FC Porto.

O Famalicão, que se apresentou muito ‘curto’, não perdia desde a primeira jornada (5-1 com o Benfica) e vai manter-se na segunda metade da tabela classificativa.

David Carmo, Fransérgio (castigados) e Ricardo Horta, com problemas físicos de última hora, foram as grandes baixas dos da casa, enquanto no Famalicão destaque para a estreia de Vaná Alves na baliza e para as ausências do ‘onze' de Jordão e Dyego Sousa.

Uma forte pressão ‘arsenalista' desde o apito inicial empurrou o Famalicão para o seu meio-campo e, aos 16 minutos, surgiu a primeira grande ocasião de golo: excelente passe de Paulinho a isolar Iuri Medeiros, mas Vaná Alves foi rápido a sair e tapou bem o ângulo ao extremo.

O guarda-redes do Famalicão foi o melhor da sua equipa e, no espaço de dois minutos (25 a 27), foi fundamental para garantir a inviolabilidade da sua baliza com três defesas a remates de Esgaio, Galeno e Castro.

Só ‘dava' Braga e, aos 30 minutos, Iuri Medeiros ficou muito perto de um grande golo com um remate em arco.

O Famalicão tinha muitas dificuldades em manter a posse de bola e só aos 37 minutos teve um bom lance com um remate de Lameiras que obrigou Matheus a defesa apertada.

O Braga caiu na segunda parte, mas o Famalicão nem por isso criou grande perigo, com exceção de um lance do ex-bracarense Dyego Sousa, que quase aproveitou um deslize de Matheus.

Pouco depois o Famalicão passou a jogar com 10, por expulsão de Riccieli, e a jogar com mais um jogador, Carlos Carvalhal lançou João Novais e Schettine. No mesmo minuto, o Sporting de Braga chegou ao golo, noutro lance com ‘chancela' VAR.

Bruno Viana fez uma recarga vitoriosa após defesa de Vaná Alves e o árbitro assistente assinalou fora de jogo, mas após visionamento de imagens, Rui Costa reverteu a decisão e concedeu o golo, o único da partida.

Aos 90+2, Schettine podia ter matado o jogo, mas permitiu mais uma grande intervenção a Vaná Alves.

Programa da jornada

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Paços Ferreira - FC Porto, 3 - 2

Sábado, 31 de Outubro de 2020
BSAD - Farense, 1 - 1
Rio Ave - Moreirense, 2 - 0
Marítimo - Nacional, 0 - 0

Domingo, 1 de Novembro de 2020
Portimonense - Santa Clara, 1 - 2
Gil Vicente - V. Guimarães, 1 - 2
Sporting - Tondela, 4 - 0

Segunda-feira, 2 de Novembro de 2020
Sp. Braga - Famalicão, 1 - 0
Boavista - Benfica, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?