loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Covid-19

Crónica: Gil Vicente resiste a 'assédio’ do Rio Ave e vence dois meses depois

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Após os primeiros jogos das competições nacionais e internacionais, quem está em melhor forma?

O Gil Vicente regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, após vencer o Rio Ave por 2-0, em partida da oitava jornada na qual os vila-condenses desperdiçaram ocasiões para empatar na segunda parte.
Crónica: Gil Vicente resiste a 'assédio’ do Rio Ave e vence dois meses depois

Depois de se ter imposto ao Portimonense no seu primeiro jogo deste campeonato, por 1-0, em 27 de setembro, a turma de Barcelos voltou a ‘saborear' um triunfo, graças aos tentos de Filipe Augusto na própria baliza, aos 18 minutos, e de Lourency, num remate de fora da área, aos 90+5.

Ligeiramente melhores na primeira parte, os ‘galos' subiram à 11.ª posição, com oito pontos, enquanto os vila-condenses, que criaram três situações claras para igualar na segunda parte, antes de sofrerem de novo no último lance do desafio, são nonos, com 10, e falham o acesso à Taça da Liga, reservado aos seis primeiros classificados.

Antes do apito inicial, o barcelense Rúben Fernandes e o vila-condense Filipe Augusto, capitães de equipa, depositaram uma coroa de flores e as camisolas dos dois emblemas no meio-campo, em homenagem ao antigo treinador Vítor Oliveira, que morreu, no sábado, aos 67 anos, após uma carreira com passagens por Gil Vicente e Rio Ave.

A primeira parte foi lenta, com erros frequentes na construção de jogo e sem oportunidades à exceção do golo, em sintonia com o escasso número de remates - três para a formação de Vila do Conde e um para os anfitriões, de Lucas Mineiro, à figura de Kieszek, aos 13 minutos.

Na estreia do treinador Ricardo Soares para o campeonato, o Gil Vicente, disposto num sistema tático 3x4x3, teve mais ímpeto do que o adversário até ao golo inaugural, alcançado com a colaboração de Filipe Augusto: o médio dos forasteiros falhou um passe junto à área e, na sequência do lance, desviou um cruzamento de Lourency para a própria baliza.

A partir do golo sofrido, o Rio Ave teve muito mais bola e manteve-a por longos períodos, chegando ao intervalo com 62% de posse, mas os sucessivos ataques e cruzamentos foram facilmente anulados pela retaguarda gilista.

Depois do intervalo, treinador Mário Silva retirou Lucas Piazón e colocou Bruno Moreira a ponta de lança, depois de um primeiro tempo com Gelson Dala nesse papel, mas o primeiro sinal de perigo apareceu do pé direito de Lucas Mineiro, médio dos locais que rematou ao lado, aos 47 minutos.

O Rio Ave, porém, tornou-se mais veloz com a bola, começou a abrir espaços na defesa contrária e desperdiçou a oportunidade mais flagrante do jogo três minutos volvidos: após um passe errado de Rúben Fernandes, Carlos Mané ficou com a baliza aberta, mas acertou no poste esquerdo.

O Gil Vicente reequilibrou o desafio a meio da segunda parte, mas, nos 20 minutos finais, os vila-condenses acercaram-se da área contrária e ameaçaram o empate, por Filipe Augusto, num livre travado por Denis (71), e por Gelson Dala, num remate ao lado (72), antes do golo de Lourency no último lance - o brasileiro marcou num remate em arco, de fora da área, ao ângulo superior direito.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Paços Ferreira - Famalicão, 2 - 0
Tondela - V. Guimarães, 0 - 2

Sábado, 28 de Novembro de 2020
Santa Clara - FC Porto, 0 - 1
Sporting - Moreirense, 2 - 1

Domingo, 29 de Novembro de 2020
Gil Vicente - Rio Ave, 2 - 0
Portimonense - Nacional, 1 - 0
Boavista - B SAD, 0 - 0
Sp. Braga - Farense, 1 - 0

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020
Marítimo - Benfica, 1 - 2

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página