loading

Supertaça: Jesus lidera confronto direto com Conceição

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, manda nos confrontos diretos com o técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, que já foi seu jogador, em vésperas do 16.º duelo, na quarta-feira, para a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol.

Supertaça: Jesus lidera confronto direto com Conceição

No Municipal de Aveiro, os dois técnicos lusos vão retomar um duelo que aconteceu 15 vezes entre 2011/12 e 2017/18, com sete triunfos de Jesus e quatro de Conceição, que ‘pontuou’ na maioria das vezes, pois registaram-se também quatro igualdades.

A 42.ª edição da Supertaça será, porém, o primeiro confronto entre ambos com ‘vista’ para um troféu, e apenas o segundo em campo neutro, depois do embate das meias-finais da Taça da Liga de 2017/18, disputado no Estádio Municipal de Braga.

Então, nas meias-finais de uma prova que o FC Porto ‘teima’ em não conseguir conquistar, os ‘leões’, de Jesus, bateram os ‘dragões’ no desempate por grandes penalidades (4-3), num jogo que não teve qualquer golo nos 90 minutos.

Nessa temporada, aconteceram, aliás, cinco jogos entre ambos, o último na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 18 de abril de 2018, num embate também decidido a favor do conjunto de Jorge Jesus na ‘lotaria’ dos penáltis (5-4).

Depois de uma derrota no Dragão por 1-0, o Sporting respondeu com idêntico resultado em Alvalade, graças a um golo do central uruguaio Coates, aos 84 minutos, forçando o prolongamento, que nada adiantou.

Nos jogos do campeonato, Sérgio Conceição levou a melhor sobre Jorge Jesus, ao empatar a zero em Alvalade e vencer em casa por 2-1, à 25.ª jornada, numa época em que os portistas acabaram campeões, negando o ‘penta’ ao Benfica, de Rui Vitória.

Antes de defrontar por cinco vezes Conceição como treinador do Sporting, Jesus cumpriu 10 ao comando do Benfica, frente a um jovem técnico que orientou, nesse período, Olhanense, Académica, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

O primeiro duelo aconteceu em 23 de março de 2012, com Conceição a liderar o conjunto algarvio e a conseguir ‘anular’ os ‘encarnados’, num embate em que o médio argentino Pablo Aimar foi expulso, aos 62 minutos, deixando o Benfica com 10.

Nos outros dois jogos, já em 2012/13, os ‘encarnados’ impuseram-se por 2-0 na Luz, para o campeonato, e por 2-1 em Olhão, para a primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga.

Em 2013/14, o atual treinador portista rumou à Académica e não conseguiu pontuar face aos comandados de Jesus, que venceram os dois encontros do campeonato por claros 3-0.

Na época seguinte, Conceição ‘subiu de posto’, rumando ao Sporting de Braga e ‘vingou-se’, com dois triunfos consecutivos por 2-1, primeiro em casa, para o campeonato, e depois na Luz, afastando o Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal.

A última ‘palavra’ ainda foi, no entanto, de Jesus, que venceu em casa o jogo da segunda volta do campeonato, por 2-0.

Em 2015/16, os dois técnicos mudaram para os rivais, Jesus para o Sporting e Conceição para o Vitória de Guimarães e o primeiro duelo foi o mais desequilibrado dos 15, com os ‘leões’ a golearem em casa por 5-1 na ronda 7 da I Liga.

Na segunda volta, a formação ‘leonina’ perdeu dois preciosos pontos no Minho (0-0), ficando com apenas mais um do que o Benfica, que, na ronda seguinte, venceria por 1-0 em Alvalade, com um tento de Mitroglou, no jogo duelo que decidiu o título.

A 12.ª ‘final’ da Supertaça Cândido de Oliveira entre FC Porto e Benfica, correspondente à época 2019/20, realiza-se na quarta-feira, no Estádio Municipal de Aveiro, com início às 20:45, à porta fechada, devido à pandemia da covid-19.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?