loading

Taça de Portugal: Gil Vicente anula desvantagens e assegura presença nos ‘quartos’

O Gil Vicente apurou-se hoje para os quartos de final da Taça de Portugal de futebol, ao receber e vencer o Académico de Viseu 3-2, após prolongamento, num jogo em que anulou duas desvantagens nos 90 minutos.

Taça de Portugal: Gil Vicente anula desvantagens e assegura presença nos ‘quartos’

Samuel Lino saiu do banco de suplentes para decidir a eliminatória aos 96 minutos, depois de um tempo regulamentar marcado pela eficácia nas poucas ocasiões criadas, em que os beirões estiveram na liderança do marcador por duas vezes, graças aos golos de Tiago Mesquita (14) e de Paná (75), e os minhotos responderam por Alaa Abbas (28) e Talocha (79).

Com o triunfo nos oitavos de final, os barcelenses vão receber, nos 'quartos', o FC Porto, vencedor da competição na época 2019/20, em desafio provisoriamente agendado para 28 de janeiro.

Na primeira parte, as equipas pisaram sobretudo terrenos em redor do meio-campo, mas revelaram-se perigosas nas raras aproximações à baliza, com os viseenses a marcarem por volta do quarto de hora, num remate forte e cruzado de Tiago Mesquita, que tabelou em Rodrigão e 'traiu' Denis.

A reação anfitriã demorou, mas as ameaças de Lourency, aos minutos 25 e 26, prenunciaram a igualdade que surgiu pouco depois, pelo pé direito de Alaa Abbas: na estreia a titular, o internacional iraquiano recebeu a bola de costas para a baliza, girou rapidamente para se enquadrar e 'disparou' rasteiro e cruzado para o primeiro golo com a camisola gilista.

Os homens de Barcelos continuaram mais ofensivos após o golo, mas sem velocidade nem imaginação para desequilibrar, e voltaram a sofrer novo golo a 15 minutos do fim do tempo regulamentar, num lance de insistência ofensiva concluído com um remate certeiro de Paná, médio que entrou em campo aos 58, para o lugar de Jeremias Puch.

A reação gilista a nova desvantagem deu frutos mais rapidamente, com Ygor Nogueira a acertar na trave após canto da direita e Talocha a garantir o prolongamento na recarga, com um golpe de cabeça.

A formação treinada por Ricardo Soares operou a reviravolta aos 96 minutos, quando a bola caiu no 'coração' da área, após 'chapéu' de Claude Gonçalves a Janota, e Samuel Lino ganhou no ar a Tiago Mesquita para cabecear para o fundo das redes.

A partir daí, a equipa de Barcelos dominou totalmente as operações e Samuel Lino teve tempo para falhar o 'bis' isolado, aos 100 minutos, quando atirou ao lado, e aos 120+1, num remate por cima.

Programa da jornada

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021
Marítimo - Sporting, 2 - 0

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021
Rio Ave - Estoril, 1 - 2
Moreirense - Santa Clara, 1 - 2
Nacional - FC Porto, 2 - 4 a.p
CF Estrela Amadora - Benfica, 0 - 4

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021
Sp. Braga - Torreense, 5 - 0

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021
Fafe - BSAD, 2 - 3 a.p
Gil Vicente - Ac. Viseu, 3 - 2 a.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?