loading

Liga portuguesa é a que tem mais lucro na transacção de jogadores

O campeonato português exibe, para já, o maior saldo positivo, de todas as ligas europeias, na compra e venda de futebolistas a clubes estrangeiros, durante a pré-temporada, com um balanço de cerca de 31 milhões de euros.

Liga portuguesa é a que tem mais lucro na transacção de jogadores

Com o mercado das transferências a terminar no final de Agosto, Portugal é o país que mais lucro apresenta na transacção de jogadores com equipas de outras ligas, muito por ''culpa'' do FC Porto, enquanto a Espanha é o país com a balança comercial mais desequilibrada, principalmente devido à ''veia'' gastadora do Real Madrid.

Desde da reabertura do mercado, o campeonato luso já somou 78 milhões de euros na transferência de futebolistas para o estrangeiro, valor que os ''dragões'' contribuíram com 84 por cento (65 milhões), e gastou perto de 47 milhões em novas ''caras'', com destaque para os investimentos do Benfica (23 milhões) e dos ''dragões'' (19 milhões).

O FC Porto, que ''despachou'' Lisandro Lopez (24 milhões, Lyon), Lucho Gonzalez (18 milhões, Marselha) e Cissokho (15 milhões, Lyon), é mesmo o terceiro clube europeu que mais dinheiro recebeu pela vendas de jogadores, sendo apenas batido pelo Manchester United (103 milhões) e AC Milan (80 milhões).

Na luta dos ''grandes'', o Benfica contribuiu com três milhões e meio de euros, com saída do grego Katsouranis para o Hamburgo, e apostou forte nas aquisições de Ramires (sete milhões e meio), Javi Garcia (sete milhões) e Saviola (cinco milhões), enquanto o Sporting não cedeu qualquer jogador e apenas contratou Matias Fernandez (três milhões e meio).

Além dos três principais clubes portugueses, o Nacional da Madeira ajudou igualmente a balança comercial da Liga, com a saída do brasileiro Nené para o Cagliari, por quatro milhões de euros, assim como o Sporting de Braga que ''encheu'' os cofres com a transferência de Luís Aguiar para o Dínamo de Moscovo, por três milhões.

Os números colocam a liga portuguesa com o balanço mais positivo de todos os campeonatos europeus, à frente da Holanda (25 milhões) e Sérvia (18 milhões), e é apenas batida pela Argentina, que já arrecadou perto de 45 milhões euros.

Do lado oposto, o campeonato espanhol aparece com um balanço pesado de perto -300 milhões de euros, montante esse resultado das contratações ''galácticas'' do Real Madrid, mas que também teve a contribuição do FC Barcelona.

O clube merengue gastou mais de 240 milhões de euros em reforços e transformou Cristiano Ronaldo no futebolista mais caro da história, ao pagar 94 milhões ao Manchester United pela sua aquisição, além de ter gasto 65 milhões em Kaká, 35 milhões em Benzema e 30 milhões em Xabi Alonso.

Apesar de não querer demonstrar o poderio financeiro do eterno rival, o FC Barcelona completou um negócio avaliado em 66 milhões de euros para obter o sueco Zlatan Ibrahimovic, o que fez elevar o montante de compras de jogadores em Espanha para os 400 milhões, amortizados por perto de 100 milhões obtidos em vendas.

O campeonato alemão aparece também com um saldo negativo (-55 milhões), assim como a italiano (-40 milhões) e o inglês (-25 milhões) que, apesar de ter tido o contributo da saída milionária de Ronaldo, aparece com um balanço negativa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?