loading

Síntese: Taça de Portugal: Sporting, FC Porto e Famalicão goleiam rumo à quarta ronda

Sporting, FC Porto e Famalicão, da I Liga, avançaram hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol com resultados robustos contra equipas de escalões inferiores, respetivamente Belenenses, Sintrense e Académica.

Síntese: Taça de Portugal: Sporting, FC Porto e Famalicão goleiam rumo à quarta ronda

No Restelo, num dos dérbis históricos do futebol português, os ‘leões’ reeditaram um jogo grande com o Belenenses, agora nono e penúltimo da série E do Campeonato de Portugal, impondo-se por 4-0, num jogo mais emotivo do que a diferença de escalões poderia imaginar, e que só foi resolvido na última meia hora, com a quebra física dos anfitriões.

Tiago Tomás fez a diferença ao marcar logo aos dois minutos, a emendar, ao segundo poste, cruzamento de Ruben Vinagre, enquanto aos 68 surgiu na pequena área a desviar, de cabeça, um cabeceamento de Feddal.

Quebrada a boa réplica, e dúvidas houvesse, aos 77 minutos Jovane Cabral, de penálti, fez o 3-0, e passados três minutos, Nuno Santos, igualmente de castigo máximo, apontou o 4-0, muito pesado para os azuis do Restelo, que tiveram no seu guarda-redes Marcelo Valverde o seu melhor elemento, mas que dispuseram também de situações para marcar.

Entre as muitas mexidas no ‘onze’, destacou-se os regressos de Pedro Gonçalves e Gonçalo Inácio, após lesão, bem com a estreia, e logo no onze, do guarda-redes João Virgínia e do lateral Gonçalo Esteves: João Goulart também mereceu uma oportunidade, a partir dos 82 minutos.

Já o FC Porto não permitiu a mesma réplica e goleou por 5-0 um inofensivo Sintrense em casa emprestada, em Queluz no recinto do Real Massamá.

Os ‘dragões’ abriram o ativo à ‘bomba’, aos 17 minutos por Sérgio Oliveira, que aos 27 ampliou para 2-0, em recarga oportuna.

Foi o médio que aos 55 minutos lançou o brasileiro Evanilson em velocidade, com o brasileiro, isolado, a fazer o 3-0, acabando por bisar, aos 69, em antecipação na pequena área.

O avançado espanhol Toni Martinez entrou ainda a tempo de fazer o 5-0, aos 76 minutos, em remate à meia-volta.

Estreia esta época do guarda-redes Marchesín, que falhou o arranque devido a lesão, e que não teve qualquer trabalho contra o oitavo classificado da Série E do Campeonato de Portugal.

O Famalicão tinha missão teoricamente mais complicada, frente à Académica, porém resolveu com goleada 4-0 em Coimbra, em casa da equipa da II Liga.

Os minhotos sentenciaram cedo, com golos de Penetra, aos 16 minutos, Ivan Jaime (19) e Heri (25), com Banza (62) a fixar o resultado já na etapa complementar.

O Sporting de Braga, detentor do título, inicia no domingo a defesa da Taça de Portugal, no Barreiro, perante o Moitense, dos campeonatos distritais, enquanto no sábado, o Benfica, finalista vencido da última edição e recordista de títulos da prova, com 26 troféus, desloca-se ao norte do país para discutir o apuramento com o Trofense, da II Liga.

A final está agendada para o dia 22 de maio de 2022.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?