loading

CAN 2010: Polícia angolana detém duas pessoas em Cabinda - procurador provincial

A polícia angolana deteve duas pessoas no enclave de Cabinda na sequência do ataque na sexta-feira contra o autocarro da selecção nacional do Togo, noticiou hoje a rádio nacional de Angola.

Segundo o procurador da província de Cabinda, António Nito, citado pela rádio nacional de Angola, ''foram detidas duas pessoas''.

''Voltaremos a fazer nova comunicação assim que tivermos mais informação'', acrescentou.

Fonte militar angolana disse à Lusa que os dois detidos são residentes em Cabinda e próximos da FLEC, mas ''não participaram directamente no ataque'' contra a equipa do Tongo.

A equipa de futebol do Togo foi alvo, na sexta-feira, de um ataque a tiro perpetrado pelas forças separatistas de Cabinda quando entrava no enclave pela fronteira com o Congo para participar na Taça das Nações Africanas 2010 (CAN2010), que se realiza em Angola.

No ataque, morreram o treinador-adjunto e o adido de imprensa da equipa e ainda o condutor angolano do autocarro.

A província de Cabinda é rica em petróleo e está no centro de um conflito com o Governo de Angola desde a independência da antiga colónia portuguesa, em 1975.

As Forças de Libertação do Estado de Cabinda - Posição Militar (FLEC-PM), grupo nascido em 2003 da dissidência com o principal movimento separatista - a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) - reivindicaram este ataque e ameaçaram com novas ofensivas.

As autoridades angolanas prometeram que a segurança das equipas estava garantida, tanto em Cabinda como nas restantes três cidades que acolhem os participantes da CAN2010 (Luanda, Benguela e Lubango, no sudoeste).

A equipa do Togo deixou domingo à noite a sua base em Cabinda, com os corpos das duas vítimas do ataque, à hora a que começava a cerimónia de abertura da CAN.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?