loading

Crónica: Gil Vicente ‘organizado’ vence com penálti e cimenta quinto lugar

O Gil Vicente consolidou hoje o quinto lugar na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Vizela por 1-0, graças a um penálti convertido por Fran Navarro e à proteção rigorosa da baliza, em partida da 22.ª jornada.

Crónica: Gil Vicente ‘organizado’ vence com penálti e cimenta quinto lugar

O golo solitário do encontro surgiu aos 27 minutos, com o avançado espanhol a bater o ‘castigo máximo’ para o lado contrário do guarda-redes Pedro Silva e a apontar o seu 12.º golo no campeonato.

Apesar da ‘entrega’ vizelense na busca do empate, os gilistas mostraram-se compactos nos momentos em que tiveram de recuar para a sua área e precisos nas fases de gerir a vantagem com a bola no pé, tendo segurado um resultado que lhes permitiu cumprir o sétimo jogo sem derrotas e ascender aos 37 pontos, mais sete do que o sexto classificado, Vitória de Guimarães, e sétimo, Estoril Praia.

Derrotados ao fim de cinco jogos sem perder, os vizelenses foram melhores no primeiro quarto de hora, face à maior velocidade com que soltavam a bola e se estendiam no terreno, tendo criado vários ataques promissores que não se traduziram em oportunidades claras de golo.

A equipa de Barcelos retificou a sua organização em campo por volta do minuto 15 e, aos poucos, ‘acalmou’ o ‘ímpeto’ vizelense, antes de concretizar a primeira ocasião flagrante de que dispôs: Fran Navarro bateu o guarda-redes Pedro Silva da marca de penálti, após falta de Alex Méndez sobre Henrique Gomes no interior da área.

Em desvantagem, a equipa de Álvaro Pacheco partiu em busca da igualdade num ‘espetáculo’ que se manteve intenso e esteve perto do golo por Aidara, num remate por cima, aos 34 minutos, e por Cassiano, num remate que foi travado por Henrique Gomes, quase em cima da linha de baliza, aos 35, e num outro, ao lado, aos 44.

O conjunto vestido de azul ‘empurrou’ o Gil Vicente para as imediações da sua área no começo da segunda metade, mas as várias triangulações nas alas foram intercetadas pelos atletas barcelenses e os sucessivos cruzamentos ‘esbarravam’ na superioridade aérea dos centrais opositores, à exceção de um remate ao lado de Schettine, ao minuto 60.

Os ‘galos’ libertaram-se da pressão do Vizela a partir do minuto 70, circulando a bola no meio-campo adversário perante a incapacidade dos anfitriões para recuperarem o esférico, antes de se reunirem de novo na sua área nos minutos finais.

No tempo de compensação, o 11.º classificado do campeonato teve energia para um ‘último fôlego’ ofensivo, traduzido em duas oportunidades de Kiki Afonso para o empate: o primeiro remate do lateral esquerdo passou ao lado do poste direito e o segundo foi travado por Andrew.

Programa da jornada

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022
FC Porto - Sporting, 2 - 2

Sábado, 12 de Fevereiro de 2022
Sp. Braga - Paços Ferreira, 2 - 1
Benfica - Santa Clara, 2 - 1
Portimonense - Boavista, 1 - 1
Estoril - Tondela, 1 - 0

Domingo, 13 de Fevereiro de 2022
Famalicão - Moreirense, 5 - 0
BSAD - V. Guimarães, 1 - 0
Vizela - Gil Vicente, 0 - 1

Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2022
Arouca - Marítimo, 0 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?