loading

Ucrânia: Itália atrasa início dos jogos de futebol no fim de semana em nome da paz

O início dos jogos nos campeonatos italianos de futebol no fim de semana, profissionais e amadores, serão atrasados em cinco minutos em nome da paz, após o ataque da Rússia à Ucrânia, informou hoje a Federação italiana.

Ucrânia: Itália atrasa início dos jogos de futebol no fim de semana em nome da paz

“Sem distinção, os profissionais e os amadores vão unir-se num testemunho único de paz, de modo a sensibilizar todos os entusiastas e adeptos de futebol no respeito pela vida humana e na necessidade de se encontrar uma solução diplomática para a crise na Ucrânia”, defendeu a Federação italiana de futebol (FIGC).

Em comunicado, o organismo adianta que o “desporto não faz política, mas pede em alto e bom som pela paz”.

Já hoje, a UEFA decidiu retirar à cidade russa de São Petersburgo a organização da final da Liga dos Campeões de futebol, mudando o palco do jogo decisivo para o Stade de France, em Saint Denis, a norte de Paris.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?