loading

Crónica: Belenenses SAD vence pela quarta vez e mantém sonho da manutenção

O Belenenses SAD venceu hoje o Portimonense, por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio Nacional, e pôs fim a um ciclo de cinco jogos sem vencer.

Crónica: Belenenses SAD vence pela quarta vez e mantém sonho da manutenção

O golo inaugural do encontro foi da autoria de Safira (11), na conversão de uma grande penalidade, e Pedro Nuno (90+5) fechou o resultado em 2-0. Com este triunfo, o quarto na I Liga portuguesa, o Belenenses SAD soma 21 pontos e relega o Moreirense, que joga este domingo com o Vitória de Guimarães, para o último lugar da tabela. Já o Portimonense, que averbou a quarta derrota seguida e não vence há 16 jogos, tem 29 pontos e é 11.º classificado.

Depois de um início de jogo calmo, o primeiro momento de emoção no encontro viveu-se na área dos Portimonense, com Lucas Possignolo a derrubar Safira e o árbitro a apontar para a marca de grande penalidade. O próprio avançado encarregou-se da marcação, bateu Samuel Portugal e fez o sexto golo no campeonato.

O Portimonense não demorou a reagir e pouco depois do primeiro quarto de hora Welinton Júnior ofereceu a Luiz Felipe a oportunidade de brilhar. A um cabeceamento bem colocado, o guarda-redes do Belenenses SAD respondeu com uma defesa extraordinária e evitou o empate. Pouco depois foi Fabrício a alvejar a baliza ‘azul’, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do alvo.

Aos 38 minutos, quando estava por cima no encontro, nova contrariedade para o Portimonense, com a expulsão de Willyan Rocha com vermelho direto, depois de ter derrubado Rafael Camacho no limite da grande área. O jogador não gostou da decisão do árbitro, após recurso ao VAR, e deixou o relvado já depois de uma imagem muito feia em que empurrou Hélder Malheiro.

Tal como se esperava, o Portimonense voltou para a segunda parte apostado em reentrar na discussão do resultado e logo nos primeiros instantes, após uma jogada individual de Angulo, Carlinhos rematou em zona frontal, mas o remate acabou bloqueado pela ‘muralha’ do Belenenses SAD.

Foi o primeiro sinal dos algarvios, que minutos depois tiveram nova ocasião num remate em jeito de Angulo que rasou o poste. Mesmo com 10 jogadores, o Portimonense estava melhor no jogo e aos 59 Fabrício marcou mesmo, mas o golo acabou invalidado por fora de jogo.

Sem grande opção e fisicamente bastante desgastada, a equipa do Belenenses SAD entregou ao Portimonense as despesas do ataque e ocasionalmente ia espreitando o contra-ataque. Num desses lances, e na primeira ocasião de golo no segundo tempo, o Belenenses SAD esteve perto do 2-0: a passe de Pedro Nuno, Yves Baraye rematou colocado, mas Samuel Portugal opôs-se a grande nível e defendeu para canto.

Já dentro dos últimos 10 minutos, e aproveitando o balanceamento do Portimonense no ataque, o Belenenses SAD podia ter acabado com o jogo, mas o remate de Licá foi travado em cima da linha de golo pelo defesa Pedrão.

Os últimos minutos foram por completo dominados pelo Portimonense: Fabrício, após um remate prensado, viu Luiz Felipe fazer mais uma grande defesa, e no minuto seguinte foi Welinton a desesperar depois de mais um remate que rasou o poste lisboeta.

O Portimonense sufocava o Belenenses SAD, mas a equipa de Franclim Carvalho, que já tinha ameaçado antes, ‘fechou’ o jogo com um golo de Pedro Nuno: dentro da grande área, o avançado ajeitou com a coxa e depois encheu o peito do pé para fazer o resultado final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?