loading

Crónica: 'Bis' de Fábio Vieira desenha vitória do FC Porto frente ao Santa Clara

O FC Porto venceu o Santa Clara, por 3-0, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os 'dragões' desenharam o triunfo com o 'bis' de Fábio Vieira, ainda na primeira parte.

Crónica: 'Bis' de Fábio Vieira desenha vitória do FC Porto frente ao Santa Clara

O jovem médio portista assumiu-se como a figura do encontro, ao marcar aos 38 e 41 minutos, dando à equipa a eficácia para complementar uma exibição que não foi fulgurante, mas suficiente para superar um adversário que criou poucos problemas, e ainda foi castigado com um terceiro golo, apontado por Zaidu, aos 84.

Com este triunfo, os 'azuis e brancos', que somaram o 56.º jogo seguido sem perder na I Liga, igualando um recorde detido pelo Benfica, restabelecem para seis pontos a vantagem da sua liderança do campeonato em relação ao Sporting, que segue no segundo posto, com 70, enquanto o Santa Clara, que não perdia há cinco jornadas, fica no 10.º lugar, com 31.

Os 'dragões', que sem Sérgio Conceição no banco, devido a castigo, repetiram o 'onze' da última jornada, antes da paragem do campeonato, frente ao Boavista, até entraram neste desafio num ritmo 'morno', embora não sentindo dificuldade em impor um ascendente territorial.

Ainda assim, faltava alguma clarividência ofensiva à equipa 'azul e branca', que apesar de desenhar aproximações perigosas, não as traduzia em claras situações de golo, com Pepê a mostrar-se como o mais inconformado, e a criar as melhores situações, antes de meia hora, mas sem a melhor definição.

Já o Santa Clara, que se apresentou no Dragão com cinco alterações no 'onze' em relação à última jornada, e sem algumas das suas mais influentes pedras, nomeadamente Morita por lesão, Anderson Carvalho por castigo e Cryzan, que está de saída para o futebol chinês, conseguia controlar, sem sobressalto, as investidas do adversário.

No entanto, a preocupação dos açorianos com a solidez defensiva retirava-lhes fulgor e, sobretudo, audácia nas movimentações ofensivas, fazendo que na baliza do FC Porto, o guardião Diogo Costa fosse um espetador.

A toada do jogo só viria a ser desbloqueada a partir dos 34 minutos, quando o FC Porto utilizou a bola parada para contornar alguma falta de agressividade no ataque, e num lance estudado, Vítor Ferreira, na cobrança de um livre, ludibriou a defesa do Santa Clara, assistindo lateralmente Fábio Vieira, que com um forte remate assinou o 1-0.

O tento destabilizou a coesão defensiva do conjunto insular, que aos 41 claudicou num passe arriscado de Mansour, que Pepê intercetou e atirou poste, tendo Fábio Vieira surgido para fazer uma recarga eficaz e assinar seu primeiro 'bis' ao serviço da equipa principal dos 'dragões' e o seu o sétimo golo da temporada.

No regresso do intervalo, esperava-se uma Santa Clara com menos amarras para recuperar do 2-0, mas acabou por ser o FC Porto a voltar a imprimir uma entrada forte no reatamento, com Vítor Ferreira a atirar à barra, logo aos 48, num remate que ainda ressaltou num adversário, e Pepe, pouco depois, a ver um golo anulado por fora de jogo.

Os dragões, que ficaram sem o médio Uribe, devido a lesão, antes da hora de jogo, sendo rendido por Grujic, acabaram por não dar sequência a esse ritmo, dando algum espaço para uma reação do adversário, que conseguia aproximações à baliza portista, e aos 68 tiveram uma boa chance num cabeceamento de Sagna, ao lado, e num belo remate de Ricardinho, para defesa da noite de Diogo Costa.

Perante as dificuldades do Santa Clara em relançar o jogo, o FC Porto acabou por castigar os açorianos com o 3-0, já aos 84, numa recarga de Zaidu, ex-jogador dos insulares, a um remate inicial de Galeno defendido pelo guarda-redes Marco, que acabou por sentenciar o desafio.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?