loading

LE: Bracarenses contam um apuramento e uma eliminação nos 'quartos'

O Sporting de Braga conta um apuramento e uma eliminação nas duas presenças em quartos de finais das taças europeias de futebol, ambas na Liga Europa e face a equipas ucranianas.

LE: Bracarenses contam um apuramento e uma eliminação nos 'quartos'

A formação ‘arsenalista’ superou o Dinamo de Kiev em 2010/11, apesar de não ter triunfado em nenhum dos jogos (1-1 fora e 0-0 em casa), e caiu face ao Shakhtar Donetsk em 2015/16, com dois desaires (1-2 em casa e 0-4 fora).

Curiosamente, as duas participações nos ‘quartos’ ficaram marcados por autogolos, o que valeu o apuramento ao Sporting de Braga, de Gusev, aos 13 minutos do jogo de Kiev, e o inusitado ‘bis’ na baliza errada de Ricardo Ferreira em Lviv.

A primeira vez que os minhotos atingiram esta fase de uma prova europeia aconteceu na histórica época de 2010/11, na qual totalizaram 19 jogos europeus e ganharam a Celtic, Sevilha, Arsenal, Liverpool e Benfica, antes da derrota na final da Liga Europa com o FC Porto, em Dublin (0-1).

Os ‘arsenalistas’ começaram por superar Celtic e Sevilha nas pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões, para, depois, caírem da fase de grupos da ‘Champions’ para a Liga Europa, com o terceiro lugar do Grupo H, atrás de Shakhtar Donetsk e Arsenal e à frente do Partizan.

Na Liga Europa, o conjunto de Domingos Paciência afastou o Lech Poznan nos 16 avos de final e chegou aos ‘quartos’ após arredar, sensacionalmente, o Liverpool, com um triunfo caseiro por 1-0 e um ‘nulo’ em Anfield Road.

Os ‘quartos’ começaram em 07 de abril de 2011, no Estádio Valery Lobanovskiy, em Kiev, onde agora não se poderia jogar, face à invasão da Rússia à Ucrânia, e o Dinamo adiantou-se logo aos seis minutos, por Andriy Yarmolenko, agora no West Ham.

A vantagem dos anfitriões não durou, porém, muito tempo, já que, aos 13 minutos, o Sporting de Braga chegou à igualdade, graças a um autogolo de Oleh Gusev.

Na segunda parte, a ‘estrela’ Andriy Shevchenko foi chamada a jogo, logo após o intervalo, e a sua entrada foi importante, mas para o Sporting de Braga: viu dois amarelos rapidamente e acabou expulso, infantilmente, aos 61 minutos.

Com os golos fora ainda davam vantagem em caso de igualdade, o Sporting de Braga entrou por cima em Braga e, em 14 de abril, selou mesmo inédito – e ainda único – apuramento para as ‘meias’, graças a um sofrido empate a zero.

A formação ‘arsenalista’ jogou mais de uma hora reduzida a 10 unidades, face à expulsão de Paulo César, aos 29 minutos, mas conseguiu, estoicamente, segurar o empate a zero, marcando encontro nas ‘meias’ com o Benfica, que eliminaria.

Cinco anos volvidos, em 2015/16, o Sporting de Braga voltou a chegar aos quartos de final, desta vez depois de um percurso todo realizado na segunda prova da UEFA, a começar pela vitória no Grupo F, à frente de Marselha, Slovan Liberec e Groningen.

Para chegar ao ‘top 8’, o conjunto comandado por Paulo Fonseca superou, depois, o Sion e o Fenerbahçe, marcando encontro com o Shakhtar Donetsk, de Mircea Lucescu.

A eliminatória começou em Braga, em 07 de abril de 2016, e os ucranianos deram um passo de gigante rumo às ‘meias’, ao vencerem por 2-1, com tentos de Yaroslav Rakitskiy, aos 45, e Facundo Ferreyra, que jogaria no Benfica, aos 75.

Aos 89 minutos, Wilson Eduardo ainda reduziu, mas esse golo acabou por não ser mais do que o tento de honra do Sporting de Braga na eliminatória, já que, uma semana depois, em Lviv, o Shakhtar goleou por 4-0.

O central bracarense Ricardo Ferreira viveu uma noite muito infeliz, ao fazer dois autogolos, aos 43 e 73 minutos, com Darijo Srna, aos 25, de grande penalidade, e Viktor Kovalenko, aos 50, a apontaram os outros tentos dos ucranianos.

O Shakhtar Donetsk acabaria por ser eliminado nas meias-finais pelo Sevilha, que venceria a prova, ao bater na final o Liverpool por 3-1, em Basileia.

Agora, seis anos volvidos, o Sporting de Braga volta aos quartos de final da Liga Europa, recebendo na quinta-feira os escoceses do Rangers, em encontro da primeira mão, marcado para as 20:00, como o segundo, em 14 de abril, em Glasgow.

As duas presenças do Sporting de Braga nos quartos de final da Liga Europa:

Época 2015/16
14/04/16 Shakhtar Donetsk, Ucr (F), 0-4 (Darijo Srna 25gp, Ricardo Ferreira 43pb, 73pb, Viktor Kovalenko 50)
07/04/16 Shakhtar Donetsk, Ucr (C), 1-2 (Wilson Eduardo 89/ Yaroslav Rakitskiy 45, Facundo Ferreyra 75)

Época 2010/11
14/04/11 Dínamo Kiev, Ucr (C), 0-0
07/04/11 Dínamo Kiev, Ucr (F), 1-1 (Yarmolenko 06/ Dusev 13pb)

Balanço:
Presenças: 2.
Apuramentos: 1.
Eliminações: 1.

Jogos:
Vitórias: zero.
Empates: 2.
Derrotas: 2.
Golos marcados: 2.
Golos sofridos: 7.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?