loading

Crónica: Gil Vicente carimba 'passaporte europeu' ao vencer Tondela

O Gil Vicente garantiu hoje, matematicamente, o 'europeu' quinto lugar da I Liga portuguesa, depois de vencer o Tondela, por 3-0, em partida da 33.ª jornada.

Crónica: Gil Vicente carimba 'passaporte europeu' ao vencer Tondela

Com os golos de Fujimoto (56) e de Samuel Lino, que ‘bisou’ aos 63 e 76 minutos, o conjunto barcelense conseguiu uma inédita qualificação para as competições da UEFA, na próxima época, tendo também igualado a melhor classificação de sempre na história do clube, que tinha sido fixada em 1999/2000.

Os minhotos, que já não venciam há seis jornadas consecutivas, carimbaram o quinto lugar, agora com 51 pontos, ficando a dois de bater a melhor marca pontual de sempre no clube, também estabelecida no início do milénio.

Já o Tondela, com este desaire, segue no 16.º lugar, em posição de ‘play-off’ de manutenção, com 27 pontos, e já sabe que não pode fazer melhor do que esse posto, sendo essa a única via de poder, ainda, ambicionar a manutenção na I Liga.

Apesar dos grandes objetivos em jogo para os dois conjuntos, a partida até começou de forma morna, com ambos a não correrem grandes riscos.

O Gil Vicente, que precisava apenas de um empate para garantir o desejado quinto lugar, mostrava-se, ainda assim, mais confortável e, ainda nos primeiros minutos, chegou a introduzir a bola na baliza contrária, por Fran Navarro, mas o lance foi anulado pelo videoárbitro (VAR), por fora de jogo.

O Tondela ainda esboçou uma reação, num cabeceamento de ressaca, de Neto Borges, e apesar de ter conseguido sacudir o maior volume ofensivo do 'galos', acabou, já perto do intervalo, por ter uma enorme contrariedade, com a expulsão de Marcelo Alves.

O central derrubou Pedrinho à entrada da área, quando o jogador gilista se isolava, e, apesar do árbitro ter inicialmente mostrado o cartão amarelo, após a consulta das imagens do VAR, decidiu-se pela expulsão.

Após o nulo no tempo de descanso, o Gil Vicente regressou a querer capitalizar a superioridade numérica e, logo após o reatamento, impôs um ascendente, que não demorou a ser traduzido em golos.

Aos 56 minutos, o japonês Fujimoto finalizou de forma artística uma assistência de Pedrinho, impondo o 1-0 que arrasou animicamente os beirões.

Os visitantes acabaram, aos 63, por voltar a conceder um espaço fatal, de novo com Fujimoto em destaque, mas agora a assistir Samuel Lino, para este assinar o segundo golo.

O Tondela ainda tentou uma reação, num tiro de Salvador Agra, por cima, mas, já ao 76 minutos, os nortenhos retiraram qualquer dúvida no resultado final, quando Samuel Lino chegou ao 'bis', e fechou o 3-0, perante a enorme festa dos adeptos do Gil Vicente.

No final da partida, os gilistas seguiram para um autocarro panorâmico para festejar com os barcelenses nas ruas da cidade o inédito feito da qualificação para as provas europeias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?