loading

I Liga (balanço): 'Azuis e brancos' também campeões das reviravoltas

O campeão FC Porto também venceu o campeonato das reviravoltas na edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol, ao conseguir seis e não consentir nenhum nas 34 jornadas da prova.

I Liga (balanço): 'Azuis e brancos' também campeões das reviravoltas

No total, a prova registou 35 reviravoltas, meia dúzia da responsabilidade dos ‘dragões’, também protagonistas de uma das três obtidas após um atraso de 0-2, precisamente na última ronda da primeira volta.

À 17.ª jornada, e um dia depois de o Sporting perder a invencibilidade, com um desaire por 3-2 face ao Santa Clara, nos Açores, o FC Porto parecia ir pelo mesmo caminho na visita ao Estoril Praia, já que perdia por 2-0 ao intervalo.

Os ‘dragões’ conseguiram, porém, reentrar na discussão, numa recarga de Taremi, aos 49 minutos, igualar o encontro, por Luis Díaz, após passe do iraniano, aos 84, e chegar ao triunfo, aos 90, quando o colombiano assistiu para o ‘simbólico’ desvio de Francisco Conceição, lançado pelo pai Sérgio aos 87.

Antes deste marcante embate, os ‘azuis e brancos’ já tinham virado três desvantagens iniciais, entre as rondas oito e 12, na receção ao Paços de Ferreira (0-1 para 2-1), em Tondela (0-1 para 3-1) e em casa com o Vitória de Guimarães (0-1 para 2-1).

Luis Díaz e Wendell ‘deram a volta’ aos pacenses, à oitava ronda, Taremi conseguiu um ‘hat-trick’ para selar a solo a reviravolta em Tondela, à nona, e o colombiano, novamente, e Evanilson viraram o embate com os vimaranenses, à 12.º.

Na segunda volta, os ‘dragões’ só conseguiram uma reviravolta, e logo na primeira ronda, a 18.ª, no Jamor, face ao Belenenses SAD, que marcou primeiro, mas, depois, ficou com 10, não resistindo ao FC Porto, que acabou por vencer por 4-1.

O encontro da 22.ª jornada, em que o FC Porto esteve a perder por 2-0 na receção ao Sporting e acabou por empatar 2-2, não entra nestas contas, porque não redundou em reviravolta, mas terá sido uma das mais importantes recuperações dos portistas.

Como os ‘azuis e brancos’, também o Vitória de Guimarães logrou ‘virar’ cinco jogos, um após desvantagem de dois golos, na receção ao Tondela (0-2 para 5-2), em encontro da 14.º jornada, e os restantes depois de ficar com um tento de atraso.

O ‘onze’ de Pepa virou por três vezes um 0-1 em 2-1, duas face ao Famalicão e uma em Paços de Ferreira, e ainda ‘transformou um 0-1 em 3-1, na receção ao Estoril Praia.

O Vitória de Guimarães também perdeu, no entanto, três encontros depois de se encontrar a ganhar, um deles precisamente com o FC Porto, e os outros em Vizela (0-1 para 3-2) e na receção ao Sporting (1-0 para 1-3).

Face a um balanço positivo de apenas dois jogos, o conjunto vimaranense é apenas o terceiro do ‘ranking’, também atrás do Benfica, que ‘só’ conseguiu quatro reviravoltas, mas não perdeu nenhum encontro em que tenha marcado primeiro.

Os ‘encarnados’ conseguiram dar a volta ao resultado nas receções a Tondela (0-1 para 2-1), Santa Clara (0-1 para 2-1) e Belenenses SAD (0-1 para 3-1) e ainda no reduto do Portimonense (1-0 para 1-2).

Vizela, Arouca, Sporting, Sporting de Braga, Boavista e Marítimo também têm um balanço positivo, enquanto o Gil Vicente, é única equipa que nem ganhou depois de estar a perder, nem sofreu qualquer desaire depois de se colocar em vantagem.

Por seu lado, Moreirense, Tondela, Famalicão, que na última ronda virou um 0-2 em 3-2 na receção ao Sporting de Braga, Paços de Ferreira, Santa Clara, Estoril Praia e Belenenses SAD apresentam um registo negativo, tal como o Portimonense, o pior, com quatro reviravoltas consentidas e nenhuma concretizada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?