loading

Manchester City e Liverpool voltam a disputar o 'trono' do futebol inglês

O bicampeão Manchester City e o ‘vice’ Liverpool voltam a partir como principais favoritos à conquista do título inglês de futebol da época 2022/23, o mais 'eletrizante' campeonato europeu, que volta a contar com forte presença portuguesa.

Manchester City e Liverpool voltam a disputar o 'trono' do futebol inglês

Atrás de ‘citizens’ e ‘reds’, o Chelsea perfila-se como o mais forte candidato a aproveitar eventuais deslizes dos favoritos, colocando-se um patamar acima dos reforçados Arsenal e Tottenham e do Manchester United, sob o comando do novo treinador Erik ten Hag, mas em 'alvoroço' devido à vontade de Cristiano Ronaldo de deixar o clube.

O avançado internacional português falhou a pré-época dos ‘red devils’, devido a problemas familiares, e a comunicação social tem noticiado que pretende abandonar Manchester, o que deixaria a participação lusa no United reduzida ao defesa Diogo Dalot e ao médio Bruno Fernandes.

No rival citadino também há um influente trio de jogadores portugueses, os defesas João Cancelo e Rúben Dias e o médio Bernardo Silva, decisivos na conquista dos dois últimos títulos do City, que protagonizou a grande contratação do mercado, o avançado norueguês Erling Haaland ao Borussia Dortmund.

O Manchester City, sob o comando do treinador espanhol Pep Guardiola, dominou o futebol inglês nos últimos cinco anos, durante os quais se sagrou campeão quatro vezes, um ciclo vitorioso apenas interrompido pelo Liverpool em 2019/20, época em que os ‘reds’ colocaram fim a um prolongado ‘jejum’ de 30 anos.

Sempre sob o comando técnico do alemão Jürgen Klopp, o Liverpool tem sido o adversário mais consistente dos ‘citizens’ e, na temporada passada, levou a decisão do título até aos dramáticos minutos finais da última jornada, terminando a um ponto do campeão.

O Liverpool reforçou o ataque com o uruguaio Darwin Núñez, contratado ao Benfica, e o jovem português Fábio Carvalho (ex-Fulham) – que se juntou ao compatriota Diogo Jota -, mas perdeu o avançado senegalês Sadio Mané para o Bayern Munique, apesar de o City também ter deixado sair jogadores influentes, como o brasileiro Gabriel Jesus e o ucraniano Zinchenko, ambos para o Arsenal, e Raheem Sterling, para o Chelsea.

Os ‘reds’ venceram o primeiro ‘round’, ao conquistarem no sábado a Supertaça inglesa com um triunfo por 3-1 sobre o City, num jogo em que Darwin Núñez saiu do banco de suplentes para ganhar uma grande penalidade e marcar um golo, e em que o egípcio Salah ganhou ao belga Kevin de Bruyne no duelo de 'estrelas' entre os dois clubes.

O Chelsea, em tempos um dos clubes com maior número de jogadores lusos na Premier League, continua sem apostar no ‘produto nacional’ e terá mesmo saído ligeiramente a perder do mercado, atendendo às saídas do alemão Rudiger e do belga Lukaku e às entradas de Sterling e do senegalês Koulibaly.

O Arsenal, pelo contrário, parece fortalecido, graças às entradas de Gabriel Jesus, Zinchenko e do português Fábio Vieira, que trocou o FC Porto pelos ‘gunners’, já sem Nuno Tavares, emprestado ao Marselha, mas onde encontrará o compatriota Cédric Soares, enquanto o Tottenham contratou o brasileiro Richarlison, o croata Perisic e o francês Lenglet, e, acima de tudo, segurou, uma mais vez mais, o avançado Harry Kane.

Com o alemão Thomas Tuchel a manter-se na liderança do Chelsea, o espanhol Mikel Arteta no Arsenal e o italiano Antonio Conte no Tottenham, o Manchester United, recordista de títulos, com 20, é a única das equipas de topo com um novo treinador, que tem, até ao momento, dois reforços de 'peso', o dinamarquês Christian Eriksen (ex-Brentford) e o argentino Lisandro Martínez (ex-Ajax).

O técnico português Bruno Lage espera levar a ‘armada lusa’ do Wolverhampton a efetuar uma época tranquila, eventualmente ‘sonhar’ com um lugar europeu, enquanto o compatriota Marco Silva, campeão do Championship na época passada, procura manter-se no escalão principal, contando para isso com o contributo do médio Palhinha, contratado ao Sporting.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?