loading

Crónica: Griezmann e Hermoso ‘saltam do banco’ para ‘abater’ FC Porto nos descontos

Dois golos dos suplentes utilizados Hermoso e Griezmann abateram hoje o FC Porto (2-1), no período de descontos do encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões de futebol, no qual os ‘dragões’ ficaram reduzidos a 10 elementos.

Crónica: Griezmann e Hermoso ‘saltam do banco’ para ‘abater’ FC Porto nos descontos

O campeão nacional português acabou por ter uma estreia azarada na prova ‘milionária’, num duelo em que o desfecho mais provável seria o ‘nulo’ (0-0), mesmo depois de Taremi ter prejudicado a equipa ao ir mais cedo para os balneários.

Em Madrid, o defesa Mario Hermoso, aos 90+1 minutos, e o avançado Antoine Griezmann, aos 90+11, marcaram para os espanhóis, com Uribe (90+6), pelo meio, a empatar, da marca do castigo máximo.

Este desaire deixa o conjunto luso sem pontos, juntamente com o Bayer Leverkusen, no último lugar da Grupo B, liderado por Atlético e Club Brugge, ambos com três.

Depois de voltar aos triunfos na I Liga, ao vencer no terreno do Gil Vicente, por 2-0, o técnico portista, Sérgio Conceição, optou hoje por fazer apenas uma mudança, apostando em Zaidu na lateral esquerda, por troca com Wendell.

Por outro lado, no 35.º encontro de Conceição na prova ‘milionária’ – tornou-se no treinador com mais jogos pelos ‘dragões’ em toda a história da competição -, destacaram-se ainda os estreantes David Carmo, Stephen Eustáquio e Galeno.

Nos madrilenos, finalistas vencidos da ‘Champions’ em 2013/14 e 2015/16, a grande surpresa foi a inclusão no ‘onze’ do esloveno Oblak, ex-Benfica, que recuperou da lesão sofrida no último encontro, ante a Real Sociedad (1-1).

O duelo entre portistas e ‘colchoneros’ ficou marcado pela homenagem ao antigo futebolista português Paulo Futre, que representou os dois clubes na carreira, instantes antes do apito inicial. O ex-extremo esteve recentemente internado devido a problemas cardíacos e recebeu um forte aplauso dos adeptos presentes no Metropolitano, mostrando-se bastante emocionado.

Apesar de aparentar estar mais confortável e com o controlo dos momentos do jogo, o FC Porto não conseguiu dispor de reais ocasiões de perigo no primeiro tempo, muito por culpa da habitual organização defensiva com que o emblema de Madrid, com o luso João Félix discreto no ataque, se apresentou.

Contudo, e uma vez que as penetrações na grande área não surtiam efeito junto da baliza de Oblak, os portistas apostaram também nos ‘pontapés’ de fora de área, enquanto do outro lado o experiente Pepe apresentou-se imperial no eixo defensivo, aliviando e anulando todas a tentativas ‘colchoneras’.

Aos 29 minutos, Evanilson pareceu assustar a ‘muralha’ Oblak, num lance em que o avançado brasileiro, já em esforço, dificilmente poderia ter feito melhor, depois de ser servido por Taremi. O ponta de lança iraniano, instantes antes do intervalo, descobriu um enorme espaço no ‘coração’ da área adversário, mas ninguém apareceu para finalizar.

Se no recomeço da partida Simeone fez entrar Lemar e Rodrigo De Paul, Conceição preferiu manter os mesmos 11 jogadores, com o Atlético a desfazer o ‘nulo’ (0-0), através de Koke, aos 50 minutos, mas o videoárbitro anulou o tento por posição irregular de um colega de equipa.

Pouco depois, os ‘dragões’, através de Eustáquio, obrigaram Oblak a voar para este evitar aquele que seria um grande golo do médio internacional pelo Canadá, numa altura em que os ‘azuis e brancos’ estavam por cima e continuaram a encostar os espanhóis às ‘cordas’, com as tentativas a sucederam-se, novamente por Eustáquio.

Na reta final do encontro, Otávio foi forçado a abandonar o relvado, após um choque com Hermoso, que tinha entrado pouco tempo antes para o lugar do desinspirado João Félix, e o emblema luso acabou por perder força no ataque, já que Taremi viria a receber ordem de expulsão, por, no entender do árbitro, simular uma grande penalidade.

Mesmo em inferioridade, os ‘dragões’ não deixaram de procurar a baliza, mas um longo período de descontos verdadeiramente eletrizante acabou por ser prejudicial para a equipa lusa, depois da cabeçada certeira de Griezmann na bola, junto ao segundo poste, garantir os três pontos.

Antes, tinha sido Hermoso a ser feliz no remate, com a bola a desviar ainda em João Mário, uma vantagem que tinha sido anulada pelo penálti cobrado pelo médio Uribe, a castigar uma falta cometida precisamente pelo defesa dos espanhóis.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?