loading

Crónica: FC Porto 'voa' para vitória em Leverkusen nas 'asas' de Diogo Costa e Galeno

O FC Porto foi hoje à Alemanha vencer o Bayer Leverkusen, por 3-0, na quarta jornada do grupo B da Liga dos Campeões, uma vitória alicerçada nas extraordinárias exibições individuais de Diogo Costa e Galeno.

Crónica: FC Porto 'voa' para vitória em Leverkusen nas 'asas' de Diogo Costa e Galeno

O FC Porto nao podia ter começado melhor o encontro e Diogo Costa foi fulcral no inícoi do lance do 1-0, ao lançar uma bola longa para as cstas da defesa contrária, onde surgiu Galeno em velocidade para fazer o golo, aos seis minutos.

Volvidos 10 minutos, Diogo Costa voltou a brilhar, desta feita para defender o penálti cobrado por Kerem Demirbay, repetindo a defesa da semana passada, desta feita a castigo máximo cobrado por Patrik Schick, tendo depois Mehdi Taremi descansado as hostes portistas, ao apontar com sucesso duas grandes penalidades, aos 53 e 64, em lances 'arrancados' por Galeno.

O FC Porto chegou ao intervalo ‘encostado às cordas’, a sentir grandes dificuldades para suster a avalanche ofensiva do Bayer e travar a velocidade e o repentismo de Adli e Diaby, mas Diogo Costa esteve sempre em grande plano.

Na segunda parte, Sérgio Conceição lançou Evanilson, tirando de campo o lateral-direito João Mário, e logo no início da segunda parte Diogo Costa evitou o 1-1, com uma defesa monumental com o pé. Esta foi uma defesa decisiva antes de o Bayer se ‘suicidar’, ao cometer os dois penáltis, por Adli e Kossonou, que permitiram aos 'dragões' fechar o jogo com uma vantagem mais confortável.

Os dois jogadores do Bayer foram imprudentes na forma como abordaram os dois lances, mas muito mérito para Galeno, que fez um exibição fantástica, quer a atacar quer a defender, que esticou sempre o jogo do FC Porto e teve um ‘pulmão’ inesgotável, ao revelar-se determinante a dobrar várias vezes Zaidu no flanco esquerdo.

Taremi bateu os penáltis de forma competente, colocou o FC Porto com uma vantagem confortável que teve o efeito inevitável de quebrar física e animicamente a equipa do Bayer, que nunca deitou a ‘toalha ao chão’, mas que começou a denotar sinais evidentes de fadiga, com alguns jogadores completamente esgotados.

Com este triunfo à quarta jornada, o FC Porto subiu ao segundo lugar, isolado, com seis pontos, a quatro da liderança ocupada pelos belgas do Club Brugge, já apurados para os oitavos de final, mas à frente do Atlético de Madrid, com quatro, e do Bayer Leverkusen, com três.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?