loading

LC: Benfica com Brugge que 'todos queriam', FC Porto reencontra complicado Inter

O Benfica vai enfrentar o Club Brugge que ‘todos queriam’ nos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, enquanto o FC Porto encontra um mais complicado Inter Milão, segundo um sorteio que ditou hoje dois duelos ‘enormes’.

LC: Benfica com Brugge que 'todos queriam', FC Porto reencontra complicado Inter

Dos seis possíveis adversários, os ‘encarnados’ não podiam ter sido mais afortunados, partindo claramente como favoritos, para a sexta presença nessa fase, que ultrapassaram em quatro de cinco ocasiões, frente a um conjunto em estreia no ‘top 16’.

A formação da Luz vai defrontar pela primeira vez o Club Brugge, que, na fase de grupos, goleou no Dragão por 4-0, mas, depois, foi goleado em casa pelo FC Porto pelos mesmos 4-0, numa altura em que já tinha o apuramento garantido.

Os belgas acabaram por cair para o segundo lugar do Grupo B, numa época em que, internamente, seguem no quarto lugar do campeonato belga, a longos 11 pontos do líder Genk, e também atrás de Antuérpia e Union Saint-Gilloise.

Por seu lado, o FC Porto ‘escapou’ aos adversários mais complicados (Paris Saint-Germain e Liverpool), mas tem pela frente um oponente mais categorizado, que reencontra quase duas décadas depois.

Os ‘dragões’ foram eliminados nos oitavos de final da edição 2004/05 da ‘Champions’, com um empate 1-1 em casa e um desaire por 3-1 em San Siro, e, na época seguinte, somaram um triunfo caseiro (2-0) e um desaire em Itália (1-2) na fase de grupos.

Na presente temporada, o Inter, vice-campeão italiano em título, segue apenas no sétimo lugar, fora dos lugares de acesso às taças europeias, na Serie A, a 11 pontos do Nápoles, mas, na ‘Champions’, só perdeu para o Bayern Munique, atirando o FC Barcelona para a Liga Europa, como o Benfica em 2021/22.

O Inter Milão e o FC Porto têm muitas afinidades históricas, pois o atual técnico portista, Sérgio Conceição, jogou no clube milanês, como Ricardo Quaresma, outro histórico ‘azul e branco’, enquanto José Mourinho conquistou os seus cetros europeus precisamente à frente dos dois emblemas.

Mourinho levou os ‘dragões’ à vitória na edição 2003/04 da ‘Champions’, dando o segundo cetro europeu ao FC Porto, depois de 1986/87, e, no Inter, ganhou a prova em 2009/10, reeditando um sucesso que só tinha acontecido em 1963/64 e 1964/65.

Se o embate entre os ‘azuis e brancos’ e os ‘nerazzurri’ promete, as atenções dos ‘oitavos’ vão concentrar-se sobretudo nos duelos entre Bayern Munique e Paris Saint-Germain e entre Real Madrid e Liverpool, que reeditam as recentes finais de 2019/20 e 2021/22, respetivamente.

Os parisienses, de Nuno Mendes, Danilo Pereira e Vitinha, ‘pagaram caro’ terem sido ultrapassados pelo Benfica na última ronda da fase de grupos, enquanto os ‘merengues’ defrontam a outra equipa que ‘ninguém queria’ do Pote 2, um Liverpool, de Fábio Carvalho e Diogo Jota, em baixa, mas sempre perigoso.

Além das duas ‘finais antecipadas’, o sorteio ditou mais dois confrontos que prometem equilíbrio, entre AC Milan e Tottenham e entre Borussia Dortmund e Chelsea, enquanto Manchester City apresenta-se como favorito face ao Leipzig, tal como o Nápoles, líder da Serie A, perante o Eintracht Frankfurt.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?