loading

Mundial-2022: 'Outsiders' sul-coreanos dependentes de Son

A Coreia do Sul é, provavelmente, a seleção do Grupo H do Mundial no Qatar com menos argumentos para lutar pelo apuramento, perante Portugal, Uruguai e Gana, mas, se tiver Son em condições, poderá ser mais do que uma ‘outsider’.

Mundial-2022: 'Outsiders' sul-coreanos dependentes de Son

Os sul-coreanos preparam-se para participar em Mundiais pela 11.ª vez, e 10.ª consecutiva, mas o duelo com os lusos, que vão competir pela oitava, e sexta seguida, será apenas na derradeira ronda da 'poule', em 02 de dezembro, no Estádio Education City, situado em Al Rayyan.

O conjunto comandado pelo português Paulo Bento ocupa o 28.º lugar do ranking FIFA, sendo que depende muito do que o jogador de 30 anos, que atua nos ingleses do Tottenham, poderá fazer em campo, quer em lances de bola parada, quer em jogadas individuais ou de transição.

Son-Heung-min está, esta época, longe dos seus números habituais, nomeadamente das duas temporadas anteriores - 46 golos e 24 assistências, em 96 encontros só pelos ‘spurs’ -, mas é um jogador chave na seleção da Coreia do Sul, pela qual já marcou 35 golos, em 104 internacionalizações.

A presença do talentoso extremo no Qatar chegou a estar em dúvida, uma vez que foi operado em 04 de novembro, para corrigir fraturas em quatro ossos na cara, depois de se ter lesionado no encontro com o Marselha, da Liga dos Campeões, sendo para já uma incógnita saber se estará a 100%.

Além do imprevisível Son, Paulo Bento tem aos dispor outros atletas que competem nos principais campeonatos da Europa, como é o caso do central Kim Min-jae, que esta temporada se transferiu dos turcos do Fenerbahçe para ser o ‘patrão’ da defesa do Nápoles, líder da Liga italiana, e o avançado Hwang Hee-chan, dos ingleses do Wolverhampton.

De resto, a maioria dos convocados joga no campeonato daquele país asiático, mas é preciso ter em conta o avançado Jeong Woo-Yeong, do Friburgo, e o médio Lee Jae-sun, do Mainz, dois jogadores que atuam na Liga germânica.

No caminho para o Qatar, os sul-coreanos foram segundos do Grupo A da terceira fase de qualificação asiática, ficando apenas atrás do Irão, pelo qual foram ultrapassados na última ronda, quando já tinham garantido o apuramento para o Qatar.

Nas participações transatas, a Coreia do Sul ficou sempre na fase de grupos, exceto em 2002, quando foi coanfitriã, juntamente com o Japão, tendo terminado, no quarto lugar, caindo apenas nas ‘meias’, face à Alemanha (0-1).

O Mundial2022 disputa-se no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com Portugal a integrar o Grupo H da prova, juntamente com Gana (24 de novembro), Uruguai (28 de novembro) e Coreia do Sul (02 de dezembro).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?