loading

Síntese: Revelação Marrocos e campeã França 'tombam' Portugal e Inglaterra

As seleções de Marrocos e de França superaram este sábado as de Portugal (1-0) e de Inglaterra (2-1), respetivamente, e vão defrontar-se quarta-feira no acesso à final do Mundial no Qatar.

Síntese: Revelação Marrocos e campeã França 'tombam' Portugal e Inglaterra

A França, campeã mundial em título, impôs-se por 2-1 à Inglaterra, numa partida marcada pelo penálti falhado por Harry Kane, que podia dar o empate a 2-2, enquanto Marrocos surpreendeu Portugal (1-0), que não teve engenho para chegar ao golo.

Portugal, que era apontado como favorito, foi eliminado nos quartos de final ao perder com Marrocos, por 1-0, com um golo solitário de Youssef En Nesyri, aos 42 minutos, no Estádio Al Thumama, em Doha, que viu Cristiano Ronaldo sair em lágrimas.

A surpreendente seleção marroquina, que nos oitavos de final tinha afastado a Espanha, tornou-se na primeira africana a atingir as meias-finais de um campeonato do mundo, enquanto Portugal não conseguiu repetir a presença nas ‘meias’ de 1966 e 2006.

Esta foi a primeira vez na sua história que Portugal ‘tombou’ nos quartos de final de um Mundial de futebol, depois de ter superado a Coreia do Norte, em 1966, e a Inglaterra, em 2006.

O melhor resultado de sempre da seleção lusa continua a ser o da estreia, em Inglaterra, em 1966, no que foi a única vez em que conseguiu terminar no pódio, na terceira posição, numa prova que consagrou Eusébio como o rei dos marcadores.

Com o triunfo sobre Portugal, Marrocos prossegue o seu Mundial de ‘sonho’, que começou com a vitória no Grupo F, com um empate com a Croácia (0-0), também apurada para as meias-finais, e triunfos perante a Bélgica (2-0) e o Canadá (2-1).

Depois, Marrocos fez história perante a Espanha, ao qualificar-se pela primeira vez para os quartos de final, graças a um triunfo nos penáltis (3-0), depois de 120 minutos sem golos, igualando os feitos de Camarões, Senegal e Gana.

Hoje, o ‘onze’ comandado por Walid Regragui, de 47 anos, que nos jogos realizados sofreu apenas um autogolo, frente ao Canadá, fez ainda melhor e deixou tudo em aberto para o jogo das meias-finais a disputar na quarta-feira com a campeã França,

Cristiano Ronaldo, que ao 22.º jogo numa fase final de um mundial voltou a ser suplente utilizado, saiu do relvado em lágrimas e o objetivo de igualar os nove golos do ‘rei’ Eusébio parece agora mais difícil de concretizar.

Com o regresso a casa após a eliminação nos ‘quartos’, Ronaldo, que se tinha tornado face aos africanos o primeiro jogador da história a marcar em cinco Mundiais, não conseguiu roubar a ‘coroa’ de melhor marcador luso a Eusébio.

A França prosseguiu a defesa do titulo mundial com um triunfo por 2-1 sobre a Inglaterra, no quarto e último encontro dos quartos de final, disputado em Al Khor, e marcou encontro nas ‘meias’ com Marrocos.

Aurélien Tchouaméni, aos 17 minutos, e Olivier Giroud, aos 78, apontaram os golos dos campeões em título e vencedores da edição de 1998, enquanto Harry Kane marcou para os ingleses, aos 54, de penálti, mas falhou outro, aos 84.

Harry Kane, que foi herói e vilão no jogo com os gauleses, igualou Wayne Rooney como melhor marcador da seleção inglesa de futebol, ao fazer o seu 53.º golo pela formação dos ‘três leões’, em 80 jogos, igualando o que o já retirado Rooney conseguiu entre 2003 e 2018, em 120 encontros.

Na lista dos marcadores ingleses, o terceiro posto é do ‘mitico’ Bobby Charlton, autor de 49 golos, dois deles face a Portugal, nas meias-finais do Mundial de 1966, num triunfo da anfitriã Inglaterra por 2-1.

O encontro das meias-finais entre França e Marrocos está marcado para quarta-feira, pelas 22:00 locais (19:00 em Lisboa), em Al Khor, um dia após ser conhecido o primeiro finalista, a sair do encontro entre a Argentina e a Croácia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?