loading

Crónica: Vitória vence Portimonense com golo de Jota Silva em jogo de ‘luta’

Um golo de Jota Silva permitiu este sábado ao Vitória de Guimarães derrotar o Portimonense por 1-0 e somar o terceiro triunfo consecutivo na I Liga, após jogo repleto de duelos físicos, para a 20.ª jornada.

Crónica: Vitória vence Portimonense com golo de Jota Silva em jogo de ‘luta’

O extremo de 23 anos marcou o tento solitário do desafio aos 22 minutos, num lance em que se isolou após lançamento longo do guarda-redes Bruno Varela, e permitiu aos minhotos ficarem provisoriamente sozinhos no quinto lugar do campeonato, com 33 pontos, enquanto os algarvios mantiveram o 11.º lugar, com 22 pontos.

Com o mesmo ‘onze’ do triunfo sobre o Estoril Praia, a equipa vimaranense protagonizou uma entrada ofensiva, com André Silva a obrigar Nakamura a uma defesa apertada aos 19 segundos, antes de o Portimonense se organizar e a partida entrar numa toada física, com vários duelos aéreos a precederem disputas de ‘segundas bolas’.

Apesar dos escassos períodos de circulação de bola junto à relva, o Vitória continuou a equipa mais esclarecida em campo, e Jota Silva viu um golo ser-lhe anulado aos 18 minutos, antes de ‘inaugurar o marcador’ quatro minutos volvidos.

Numa reposição de bola, Bruno Varela colocou-a junto à área algarvia, onde Jota Silva foi mais rápido do que os defesas opositores, isolou-se e tocou de cabeça para afastar o esférico do alcance de Nakamura e o empurrar para o fundo das redes.

O ala direito vitoriano foi, aliás, o elemento mais perigoso da primeira metade do encontro e quase ‘bisou’ ao minuto 29, quando, na sequência de mais um pontapé longo de Bruno Varela e assistência de André Silva, ‘picou’ a bola sobre Nakamura, mas viu Pedrão negar-lhe o golo.

Limitada a um jogo direto para os seus elementos mais adiantados, a equipa algarvia ameaçou o empate no último lance da primeira parte, num cabeceamento de Filipe Relvas, antes de exibir um jogo ‘mais pensado’ ao longo da segunda metade.

Única novidade entre os titulares do Portimonense, Diaby passou a ser ‘vértice’ na construção ofensiva algarvia, ao invés de se limitar a travar duelos no ar e pelo chão com o meio-campo vimaranense, o que permitiu à equipa treinada por Paulo Sérgio ganhar algum ascendente, principalmente após minuto 60.

Depois de André Silva ter ameaçado o segundo golo vitoriano, aos 58 minutos, num remate de fora da área, a equipa de Portimão subiu no terreno, instalou-se nas imediações da área vitoriana e ameaçou o empate num remate de Pedrão, aos 67.

Mais ofensivo até ao apito final, o Portimonense foi incapaz de manter o discernimento que apresentou a meio da segunda parte, e a melhor ocasião para novo golo até pertenceu aos vimaranenses, quando Mikey Johnston, isolado após jogada individual de Nelson da Luz, rematou ao lado, ao minuto 89.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?