loading

LC: 'Encarnados' só desperdiçaram três de 22 vantagens de dois golos

O Benfica ultrapassou 19 das 22 eliminatórias que começou com triunfos por dois golos de diferença, a vantagem que defende terça-feira na Luz, perante o Club Brugge, nos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.

LC: 'Encarnados' só desperdiçaram três de 22 vantagens de dois golos

Depois da vitória por 2-0 na Bélgica, selada com um penálti de João Mário e um tento do suplente David Neres, o Benfica está, à luz da história, numa situação muito favorável para rumar aos quartos de final da principal prova europeia de clubes.

Nas taças europeias de futebol, os ‘encarnados’ já desperdiçaram três vantagens de dois tentos, mas só uma depois de um triunfo fora, sendo que não caíram na Luz, mas num jogo de desempate, em campo neutro, agora fora dos regulamentos.

Em 1968/69, nos quartos de final da Taça dos Campeões, os comandados do brasileiro Otto Glória estiveram em grande na primeira mão, ao triunfarem no reduto do Ajax por 3-1, com tentos de Jacinto Santos, de penálti, José Torres e José Augusto.

O Benfica parecia ter as meias-finais nas ‘mãos’, mas, na Luz, um tento de Inge Danielsoon, que já tinha faturado em Amesterdão, e dois do ‘genial’ Johan Cruyff colocaram o Ajax a vencer por 3-0, com José Torres a igualar a eliminatória, aos 70 minutos.

Então, e em vez de prolongamento e, eventualmente, penáltis, a decisão foi adiada para um terceiro jogo, em Paris, onde o Ajax se impôs por 3-0, já no tempo extra, com mais um de Cruyff, Bola de Ouro em 1971, 1973 e 1974, e dois de Danielsson.

Nas duas restantes ocasiões em que o Benfica caiu após triunfo na primeira mão por dois golos, as eliminações aconteceram fora, a primeira face ao Wolwarts, da ex-RDA, na segunda ronda da Taça das Taças de 1970/71.

Os ‘encarnados’ venceram em casa por 2-0, com tentos do ‘rei’ Eusébio e de Diamantino Costa, mas perderam por igual resultado na Alemanha, onde, após tempo extra inconclusivo, tudo se decidiu nos penáltis (3-5), com Vítor Martins a ser o único a falhar.

Mais recentemente, nos quartos de final da Liga Europa de 2018/19, o Benfica, de Bruno Lage, começou por vencer em casa os alemães do Eintracht Frankfurt por 4-2, numa noite de glória de João Félix, autor de um ‘hat-trick’.

Os ‘encarnados’, ainda assim perdulários, falharam uma goleada história e acabaram eliminados na Alemanha, num desaire por 2-0, que agora atiraria o duelo para prolongamento, já que os golos fora deixaram de desempatar desde a época transata.

Estas três eliminações são, ainda assim, exceções, já que o Benfica aproveitou as restantes 19 vantagens de dois conseguidas na primeira mão, sendo que, quando ganhou por mais de dois (21 vezes) também passou sempre.

Nos tempos mais recentes, após a eliminação face ao Eintracht, o conjunto ‘encarnado’ já ultrapassou duas eliminatórias após triunfos na primeira mão por dois golos de diferença, ambos conseguidos em reduto alheio e por 2-0.

Na época passada, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica venceu por 2-0 no reduto do Spartak Moscovo, com tentos de Rafa e Gilberto, para, depois, selar o apuramento com novo 2-0 caseiro (golo de João Mário e autogolo de Gigot).

Já em 2022/23, no play-off da ‘Champions’, o ‘onze’ de Roger Schmidt ganhou ao Dinamo de Kiev por 2-0, na Polónia, com novo tento de Gilberto e um de Gonçalo Ramos, para, depois, vencer na Luz por 3-0, selado por Otamendi, Rafa e David Neres.

Agora, volvido mais de meio ano, o Benfica defende dois tentos de vantagem frente ao Club Brugge, depois do triunfo fora por 2-0, com tentos de João Mário (penálti) e do suplente David Neres, na primeira mão dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.

O encontro entre o Benfica e o Club Brugge, da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, está marcado para as 20:00 de terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?