loading

Crónica: Welinton Júnior ‘bisou’ e deu um ponto ao Portimonense na receção ao Rio Ave

O avançado Welinton Júnior, com um ‘bis’, deu este sábado um ponto ao Portimonense na receção ao Rio Ave (2-2), para a I Liga, anulando uma desvantagem de dois golos com tentos aos 82 e 90+7 minutos.

Crónica: Welinton Júnior ‘bisou’ e deu um ponto ao Portimonense na receção ao Rio Ave

No encontro da 27.ª jornada, os vila-condenses estiveram na frente do marcador, com golos de Patrick William (19 minutos) e Costinha (74), mas o dianteiro brasileiro tornou-se novamente a figura decisiva de uma equipa que gosta de marcar nos minutos finais: mais de metade (11) dos 20 golos do Portimonense no campeonato são marcados a partir dos 75 minutos.

O Portimonense, que somava cinco desaires seguidos e continua sem vencer na I Liga desde 18 de fevereiro, mantém-se no 14.º lugar, com 27 pontos, 10 acima da zona de despromoção, e o Rio Ave é, provisoriamente, 10.º classificado, com 34.

Na equipa algarvia, Paulo Sérgio fez duas mudanças, com destaque para o regresso à titularidade do médio brasileiro Carlinhos, que voltou à competição no desaire contra o FC Porto depois de uma ausência de quase 11 meses devido a lesão, enquanto Luís Freire repetiu o ‘onze’ derrotado pelo Benfica na jornada anterior.

A equipa de Vila do Conde, mais tranquila na construção de jogo foi a primeira a criar perigo, com remates de Fábio Ronaldo (sete minutos), por cima, e Costinha (nove), para defesa de Nakamura.

Tirando um contra-ataque perigoso desperdiçado por má receção de Yony González e um golo anulado ao colombiano por fora-de-jogo, o Portimonense esteve praticamente ‘desaparecido’ durante o primeiro tempo.

O Rio Ave aproveitou para abrir o ativo, aos 19 minutos: o central Patrick William conduziu a bola, sem oposição, desde o seu meio-campo, passou a Fábio Ronaldo e dirigiu-se para a grande área, onde, livre de marcação, desviou de cabeça ao primeiro poste a bola cruzada pelo ala esquerdo para o seu primeiro golo pelos vila-condenses.

A equipa orientada por Luís Freire manteve o ascendente e só não dilatou a diferença antes do intervalo porque Nakamura defendeu ‘a dois tempos’ um remate de João Graça (28) e André Pereira atirou a rasar o poste nos descontos (45+2).

Paulo Sérgio mexeu para a segunda parte, colocando o avançado Bryan Róchez e retirando o lateral Seck, e a sua equipa ‘ganhou’ mais dinâmica ofensiva, com Jhonatan a impedir dois remates perigosos de Welinton Júnior, aos 53 e 54.

O Rio Ave aguentou o assédio do Portimonense e, depois de ameaçar, por Guga (69), acabou mesmo por alargar a diferença aos 74, na sequência de novo desequilíbrio de Patrick William, em que combinou com Fábio Ronaldo e apareceu na área para assistir para o desvio certeiro de Costinha ao segundo poste.

Mas o Portimonense reduziu aos 82 minutos, num ‘chapéu’ de Welinton Júnior, desmarcado por um passe longo de Park Ji-soo – colocando fim a uma ‘seca’ de 532 minutos dos algarvios sem golos na Liga –, ganhando motivação para os minutos finais.

Depois de terem desperdiçado a igualdade de forma incrível, aos 85 – Iago Cariello, isolado, permitiu a defesa de Jhonatan e Bryan Róchez, na recarga, atirou por cima –, os algarvios ainda foram a tempo de festejar, com o sexto golo de Welinton Júnior no campeonato ‘ao cair do pano’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?