loading

Crónica: Welinton Júnior novamente decisivo e deixa Portimonense perto da manutenção

O avançado Welinton Júnior voltou hoje a ser decisivo, dando a vitória ao Portimonense na receção ao Moreirense (1-0), em partida da 31.ª jornada da I Liga de futebol, e deixando os algarvios muito perto da manutenção.

Crónica: Welinton Júnior novamente decisivo e deixa Portimonense perto da manutenção

O dianteiro brasileiro, que há duas semanas tinha marcado o golo solitário do triunfo caseiro frente ao Famalicão (1-0), voltou a ser a figura do jogo, com um tento ainda no primeiro quarto de hora (14 minutos), que os algarvios souberam defender até ao apito final.

O Portimonense subiu, à condição, ao 11.º lugar, com 35 pontos, e pode 'carimbar' a manutenção já nesta ronda, dependendo de outros resultados, enquanto o Moreirense, que vinha de duas vitórias consecutivas, mantém-se, provisoriamente, no 16.º lugar (vaga de 'play-off' de manuntenção no final da temporada), com 26.

O conjunto de Paulo Sérgio mudou seis jogadores (Samuel, Pedrão, Filipe Relvas, Nakajima, Angulo e Welinton) em relação à goleada da jornada anterior frente ao FC Porto (7-0), no Dragão, onde o treinador poupou alguns elementos a pensar no jogo de hoje, enquanto Ricardo Sá Pinto optou por duas novidades no 'onze' do Moreirense (Fábio Pacheco e Derik) em relação à vitória sobre o Tondela.

O jogo começou com um ligeiro ascendente dos algarvios, em busca do golo, e, logo aos dois minutos, Carlinhos tentou surpreender o guardião adversário de livre direto, mas a bola saiu ao lado.

O Portimonense, que tentava empurrar os minhotos para o seu setor defensivo, criou mais perigo, novamente de bola parada, aos nove minutos: na sequência de um canto de Carlinhos, Filipe Relvas ganhou no duelo aéreo e Pasinato evitou o golo com a ajuda da barra.

O Moreirense pareceu reagir, com Artur Jorge a cabecear à figura de Samuel, aos 13, mas os algarvios inauguraram o marcador no minuto seguinte.

Após uma reposição longa de Samuel, Fabrício tocou de cabeça e Rosic, ao tentar o corte, chutou contra Welinton Júnior, com a bola, caprichosamente, a passar por cima do guardião dos 'cónegos' para o quarto golo do avançado na Liga.

Com o golo, os algarvios 'respiraram', controlando a partida numa toada morna perante uma certa passividade do Moreirense, o que limitou bastante as jogadas de interesse até ao intervalo, à exceção de um pontapé de 'bicicleta' de Welinton Júnior, que saiu ao lado (31).

Ricardo Sá Pinto mexeu ao intervalo, refrescando o ataque dos forasteiros com Pedro Amador para ameaçar o último reduto algarvio, e Rafael Martins podia ter empatado logo no primeiro minuto após o reatamento, mas chutou fraco e à figura do guardião da casa.

Com o jogo a 'adormecer' novamente, Welinton Júnior esteve perto do 'bis', com um remate de fora da área que obrigou Pasinato a esticar-se para evitar o 2-0, aos 56.

A oposição do Moreirense, apesar de novas mexidas a partir do banco à hora de jogo, pareceu sempre demasiado tímida e o perigo só chegou num corte de cabeça de Pedrão para o sítio errado, raspando o poste direito da baliza de Samuel (69).

O Portimonense, a gerir o resultado com aposta declarada no contra-ataque, acelerou para criar mais vezes perigo, mas a pontaria de Dacosta (68), Moufi (73) e Welinton Júnior (82) não foi a melhor.

Nos minutos finais de pressão do Moreirense, com o central Steven Vitória a entrar para o lugar de ponta de lança, Samuel evitou a igualdade com uma grande defesa a remate de fora da área de Jefferson Júnior (88).

O Portimonense também respondeu em contra-ataque nos descontos: Pasinato evitou o golo de Carlinhos (90+2) e Angulo, isolado, desperdiçou incrivelmente, atirando ao lado (90+4).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?