loading

Crónica: Penálti de Sylla consolida sonho europeu do Arouca

A grande penalidade de Morlaye Sylla deu este domingo a vitória do Arouca frente ao Vizela, que consolida a equipa da Serra da Freita no quinto posto da I Liga, que dá acesso às competições europeias.

Crónica: Penálti de Sylla consolida sonho europeu do Arouca

Num duelo equilibrado, entre duas equipas a atravessar excelentes momentos de forma, o Arouca teve de sofrer, contando com uma maior eficácia para conseguir uma importante vitória no seu reduto.

Morlaye Sylla marcou através de uma grande penalidade, aos 12 minutos, algo que Samu não conseguiu reproduzir, permitindo a Arruabarrena ser a figura da partida.

Logo ao minuto nove, uma jogada de ataque rápido da formação arouquense, levou a que Antony Alves fosse derrubado por Anderson Jesus na ‘cara’ da baliza, com o árbitro Bruno Costa a apitar prontamente para a marca de grande penalidade.

Chamado à conversão (12 minutos), Morlaye Sylla enganou o guardião Fabijan Buntic com facilidade, inaugurando dessa forma o marcador.

Nos minutos seguintes, os vizelenses demonstraram inconformismo perante o resultado, ameaçando com remates de Raphael Guzzo, de longa distância, aos 22 minutos, através de livre direto, aos 25, e numa finalização à entrada da área, aos 33.

A apostar mais em transições e com um bloco mais coeso, o Arouca teve também várias situações em que podia ter dilatado a vantagem, nomeadamente no remate a ‘rasar’ o poste de Tiago Esgaio, fruto de uma boa jogada de envolvimento ofensivo pelo corredor direito (28), e no disparo rasteiro de Mújica (41).

Mesmo em cima do intervalo (45), perante a confusão dentro da área arouquense, David Simão ‘atirou-se’ para cima de Rafael Guzzo e o juiz da partida, após consultar o videoárbitro, assinalou penálti.

Da marca dos onze metros, Samu não conseguiu repor a igualdade, com Arruabarrena a mergulhar para defender o remate do médio e a vestir a pele de herói dos arouquenses.

No segundo tempo, a dinâmica manteve-se, visto que a formação de Tulipa mantinha mais a bola no meio-campo ofensivo e a de Armando Evangelista apostava na organização defensiva e na agressividade dos contra-ataques, com as oportunidades de golo a repartirem-se pelas duas equipas.

Aos 62, Quaresma tirou um bom cruzamento pelo corredor esquerdo e Rafa Mújica cabeceou mal, quando estava sozinho no ‘coração’ da área, e o Vizela respondeu aos 66, através de um remate acrobático de Friday Etim.

À medida que o final do jogo se acercava, o Arouca ia gradualmente reduzindo-se ao seu terço defensivo e os visitantes procuravam ativamente chegar ao golo, mas os vizelenses não conseguiram criar oportunidades flagrantes frente a uma formação que, a contar com o embate de hoje, leva apenas dois golos sofridos nos últimos oito jogos.

Mesmo a fechar a partida, o Vizela chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes, ‘gelando’ o Estádio Municipal de Arouca, mas, após enorme ‘suspense’, o tento viria a ser anulado por fora-de-jogo e a partida terminaria de seguida.

Com este desfecho, o Arouca consolida o quinto lugar, de acesso à Liga Conferência da Europa, com 48 pontos, enquanto o Vizela é oitavo, com 39, e interrompe assim uma série de quatro jogos consecutivos a pontuar.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?