loading

Síntese: FC Porto sofre mas vence Boavista e retoma segundo lugar da I Liga

O FC Porto teve este domingo de sofrer para vencer em casa o Boavista (1-0), na 30.ª jornada da I Liga, retomando o segundo lugar a quatro pontos do líder Benfica.

Síntese: FC Porto sofre mas vence Boavista e retoma segundo lugar da I Liga

Um golo do iraniano Taremi, que marcou de penálti, o terceiro seguido a abrir vitórias dos ‘dragões’ na prova, fez a diferença no dérbi da cidade do Porto, aos 59 minutos, após uma primeira parte ‘morna’ e uma segunda mais intensa.

O que também ‘mexeu’ com a partida foi a expulsão do defesa espanhol Marcano, aos 66 minutos, por ter garrado Ricardo Mangas quando este ia isolado para a baliza à guarda de Diogo Costa.

O encontro ficou, então, ‘perigoso’ para os ‘azuis e brancos’, que tiveram de sofrer e contar com o guarda-redes da seleção nacional para manter a baliza inviolada, ainda que tenham perdido também o médio colombiano Uribe para a próxima jornada, em Arouca, por ter visto novo amarelo.

Apesar do sofrimento, a equipa às ordens de Sérgio Conceição conseguiu cumprir a missão a que se propunha, recolocando-se no segundo lugar, que tinha sido provisoriamente ocupado pelo Sporting de Braga após golear o Portimonense (4-1) no sábado.

Segue, ainda, a quatro pontos do líder Benfica, que ainda defronta Braga e Sporting até final, após os ‘encarnados’ vencerem em casa do Gil Vicente (2-0), na véspera.

Do lado dos ‘axadrezados’, o desaire põe fim a uma série de três jogos sem perder em que seguiam, caindo para o 12.º posto, com 37 pontos, após a vitória a abrir a jornada do Rio Ave ante o Arouca (1-0).

No primeiro jogo do dia, o Santa Clara deu mais um passo rumo à II Liga, ao ser derrotado por claros 3-0 em casa do Estoril Praia, primeira equipa em zona de manutenção e já a 12 pontos, quando faltam quatro rondas para o final - no máximo, pode chegar ao play-off, algo que, ainda assim, se afigura muito improvável.

Os golos de Alejandro Marqués, aos 17 minutos, Carlos Eduardo, de penálti, aos 34, e Rodrigo Martins, aos 89, sentenciaram um triunfo que, para a equipa da casa, significa chegar aos 28 pontos, mais seis do que o Marítimo, em 16.º, posição de play-off de descida.

O lanterna-vermelha tem apenas 16, somou hoje a nona derrota nos últimos 10 jogos (no último, empatou), e está a seis dos madeirenses, parecendo cada vez mais certa a descida de divisão.

Até final do campeonato, os açorianos têm de visitar o Sporting de Braga e o Benfica, recebendo, pelo meio, Gil Vicente e Portimonense.

A 30.ª jornada fecha hoje em Alvalade, quando o Sporting, quarto classificado, com 61 pontos, receber o Famalicão, pelas 20:30, com os minhotos ultrapassados pelo Vitória de Guimarães já neste fim de semana na luta pelo sexto lugar, que pode dar acesso à Liga Conferência Europa.

Se os anfitriões estão numa ‘ilha’, a nove pontos do terceiro lugar e com 13 de vantagem para o quinto classificado, os forasteiros seguem no meio de uma acesa luta pelos postos europeus e só a vitória lhes permitirá recuperar o sexto posto e aproximar-se do quinto, o Arouca, que perdeu no arranque da ronda em casa do Rio Ave (1-0).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?