loading

Crónica: Sporting vence a fechar época com autogolo do vizelense Ivanildo

O Sporting terminou esta sexta-feira a I Liga com um triunfo por 2-1 sobre o Vizela, selado com autogolo de Ivanildo Fernandes, num encontro da 34.ª jornada tenso e 'suado', mas pouco inspirado das equipas.

Crónica: Sporting vence a fechar época com autogolo do vizelense Ivanildo

A atrapalhação do defesa central vizelense na tentativa de afastar um cruzamento de Pedro Gonçalves, aos 85 minutos, consumou a reviravolta leonina num duelo com raras ocasiões de golo para lá do pontapé certeiro de Osmajic, para os anfitriões, aos seis minutos, e do cabeceamento de Gonçalo Inácio, a estabelecer o 1-1, aos 20.

A formação verde e branca encerrou assim a prova no quarto lugar, com 74 pontos, enquanto o Vizela terminou a época com um ciclo de sete jogos sem triunfos, que se traduz na 11.ª posição do campeonato, com 40 pontos.

Sem qualquer vitória nos seis jogos anteriores, a equipa minhota surgiu em campo com cinco novidades entre os titulares e um sistema tático 3x5x2, diferente do habitual, chegou pela primeira vez à área contrária ao minuto quatro, em dois remates de Samu, intercetados, e adiantou-se no marcador dois minutos depois, num contra-ataque.

Kiko Bondoso acelerou no meio-campo vizelense, ultrapassou dois adversários e desmarcou Osmajic, que ganhou em velocidade a Coates, entrou na área leonina e disparou rasteiro para o fundo da baliza.

Com três alterações face ao ‘onze’ apresentado no dérbi com o Benfica (2-2), o Sporting procurou reagir à desvantagem com passes longos para as alas, em busca das desmarcações de Ricardo Esgaio ou de Nuno Santos, e igualou o duelo ao minuto 20, mas de bola parada.

Na sequência de um canto batido na esquerda, por Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio saltou mais alto do que os colegas e adversários ao primeiro poste e cabeceou em direção à malha lateral interior mais distante, fora do alcance de Buntic.

Nos restantes 25 minutos da primeira parte, as equipas deram espaço uma à outra para avançarem no terreno e coube à equipa verde e branca a maioria das incursões à área contrária, como se viu no remate de Trincão por cima, aos 36 minutos, e num lance protagonizado por Pedro Gonçalves e Nuno Santos, aos 43, apesar de os vizelenses terem ‘mantido os olhos’ na baliza leonina.

Depois da tensão entre os jogadores nos instantes finais da primeira metade, com amarelos distribuídos aos vizelenses Osmajic e Alex Méndez e ao sportinguista Gonçalo Inácio, a formação da casa apareceu melhor na segunda parte e provocou calafrios à defesa leonina em dois lances seguidos, aos minutos 50 e 51.

O conjunto de Alvalade recorreu à circulação paciente da bola para acalmar o ímpeto vizelense e, depois da substituição de Dário Essugo por Marcus Edwards, aos 56 minutos, acercou-se com mais regularidade da baliza de Buntic, sem materializar tal domínio em ocasiões de golo.

A insistência leonina só deu frutos a cinco minutos dos 90, quando a investida de Pedro Gonçalves rumo à área vizelense e o cruzamento que se seguiu contaram com o erro de Ivanildo Fernandes para estabelecer o 2-1 final.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?