loading

Crónica: Cristiano Ronaldo 'salva' Portugal na Islândia no histórico jogo 200

Cristiano Ronaldo, na sua 200.ª internacionalização, deu a Portugal o triunfo sobre a Islândia, com um golo perto do final da partida, deixando a seleção lusa ainda mais perto do Europeu 2024.

Crónica: Cristiano Ronaldo 'salva' Portugal na Islândia no histórico jogo 200

Em Reiquiavique, em encontro histórico para o jogador madeirense, o avançado de 38 anos apareceu no lugar certo, aos 89 minutos, após assistência de Gonçalo Inácio, e garantiu o quarto triunfo à seleção nacional, que continua totalmente vitoriosa no Grupo J.

Nessa altura, a Islândia, que complicou bastante a vida à equipa de Roberto Martínez, atuava com menos uma unidade, por expulsão de Willumsson, aos 81 minutos.

No agrupamento, Portugal passou a somar 12 pontos, mas continua com dois pontos sobre a Eslováquia, segundo classificado, e com uma ‘almofada’ de cinco nos lugares que dão apuramento para o próximo Europeu.

No sábado, com a Bósnia (3-0), a inspiração de Bruno Fernandes disfarçou uma exibição cinzenta de Portugal e, desta vez, foi o 123.º golo de Ronaldo pela seleção nacional a passar para segundo plano as graves falhas coletivas que a equipa atravessa.

Antes da partida, o próprio selecionador da Islândia, o norueguês Age Hareide, fez questão de assinalar que Portugal tem dos melhores jogadores do mundo, mas ainda está algo longe de ser a melhor equipa da atualidade.

Até ao golo de Ronaldo, num lance com muita inteligência de Gonçalo Inácio, Portugal tinha sido praticamente inofensivo junto da área rival, demonstrando falhas nas combinações ofensivas e poucas ideias para poder criar algum perigo.

Só Rúben Dias e Pepe, na primeira parte, e Ronaldo, no arranque da segunda parte, deixaram nervosos os adeptos da casa, mas nenhum desses lances entra na categoria de oportunidades sérias de golo.

Pepe fez o seu primeiro jogo sob o comando de Roberto Martínez, que relegou António Silva para o banco de suplentes, e Rafael Leão fez companhia a Ronaldo na frente, com João Félix a ser excluído. Dalot e Rúben Neves também integraram o ‘onze’ inicial.

Com 15 mil pessoas no Estádio Laugardalsvöllur, que teve a sua primeira lotação esgotada em mais de quatro anos, a Islândia deu uma boa réplica a Portugal e, mostrando alguma ambição, chegou ao intervalo em cima da partida, aproveitando qualquer oportunidade para lançar a bola para a área lusa, à procura do jogo direto, ou para alvejar a baliza de Diogo Costa com remates de longa distância.

De cabeça, primeiro Ruben Dias e depois Pepe, avisaram a defensiva islandesa, mas pouco mais fez a seleção portuguesa na primeira parte (e durante toda a partida), com jogadores como Bruno Fernandes, Bernardo Silva e o próprio Ronaldo a passarem ao lado do jogo.

Portugal regressou sem alterações para a segunda parte, mas Ronaldo pareceu dar a imagem que algo poderia ser diferente, quando, novamente de cabeça, ficou perto de acertar na baliza islandesa.

O jogo continuou com muita luta, e com Rafael Leão a tentar, sem sucesso, levar a equipa lusa para a frente, com arrancadas do lado esquerdo.

A meio da segunda parte, Martínez lançou Raphael Guerreiro (saiu Cancelo) e Gonçalo Inácio (por Rúben Neves), fazendo avançar Danilo para o meio campo, mas pouco ou nada mudou.

Embora com mais bola, Portugal foi quase sempre ‘vítima’ do espírito ‘viking’ islandês e Ronaldo foi somando foras de jogo atrás de foras de jogo, num jogo sem qualquer ideia ou rumo da equipa lusa.

Mesmo com a expulsão de Willumsson, Portugal manteve sérias dificuldades em criar perigo do guarda-redes Runarsson, mas acabou salvo por Ronaldo.

Perto de entrar nos descontos, Bernardo Silva achou Gonçalo Inácio solto na área e o defesa, praticamente de costas para a baliza, fez uma assistência perfeita para Ronaldo, que só teve de encostar.

O lance foi inicialmente anulado por fora de jogo, mas o árbitro acabou por validar, após vários minutos em que o VAR esteve a analisar o lance.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?