loading

Crónica: Paulinho coroa centenário no Sporting com ‘bis’ que deu triunfo ante o Casa Pia

O avançado Paulinho, que chegou esta sexta-feira aos 100 jogos pelo Sporting, coroou a marca com um 'bis' que permitiu aos ‘leões’ vencerem o Casa Pia, 2-1, em Rio Maior, em jogo referente à segunda jornada da I Liga.

Crónica: Paulinho coroa centenário no Sporting com ‘bis’ que deu triunfo ante o Casa Pia
Sporting

A jogar na casa emprestada dos casapianos, Paulinho marcou aos três e aos 61 minutos, sendo que, pelo meio, Clayton ainda assustou os 'verde e brancos' ao empatar aos 58.

Desta forma, o Sporting sobe provisoriamente à liderança isolada do campeonato, com seis pontos conquistados em duas jornadas, enquanto os 'gansos' somam três pontos e ocupam provisoriamente a terceira posição.

Rúben Amorim manteve a aposta no '3-4-3', mas operou quatro mudanças relativamente ao ‘onze’ que bateu o Vizela, por 3-2, na ronda inaugural.

Desde logo com a entrada de Paulinho para o lugar de Francisco Trincão, juntando o avançado português ao reforço Gyökeres na frente de ataque, e para a titularidade de Marcus Edwards, que obrigou Pedro Gonçalves a recuar para a zona intermédia e a ocupar o lugar do lesionado Daniel Bragança.

Nuno Santos, de regresso após lesão, substituiu Matheus Reis na ala esquerda, ao passo que Ricardo Esgaio ‘rendeu’ Geny Catamo na direita.

Do lado casapiano, que vinha de uma vitória diante do Farense, por 3-0, o técnico Filipe Martins apenas mexeu uma peça, com a entrada em cena de Pablo Roberto no ‘miolo’, por troca com Ângelo Neto.

O Sporting entrou cedo a querer decidir o jogo e teve sucesso logo nos minutos iniciais, pois ainda não estavam decorridos três minutos quando Paulinho inaugurou o marcador: Gyökeres recebeu um passe em profundidade e cruzou, com a bola a sobrar, do lado contrário, para Ricardo Esgaio, que efetuou um cruzamento teleguiado para o pé esquerdo de Paulinho.

O avançado, que chegou esta noite ao jogo 100 pelos ‘leões’, desferiu um remate colocado com o pé esquerdo, desfazendo o nulo e chegando ao segundo golo no campeonato.

Aos 13 minutos, contudo, o árbitro Nuno Almeida foi obrigado a interromper o jogo para ser prestada assistência a um adepto que se sentiu mal na bancada, tendo obrigado a intervenção médica – com o apoio das equipas médicas de Sporting e de Casa Pia – e a manobras de reanimação no local.

A vítima foi colocada numa ambulância e depois retirada do recinto – onde foi estabilizada antes de ser transportada para o Hospital de São José, em Lisboa –, tendo o encontro sido reatado, 12 minutos depois, ainda que com menor intensidade.

No entanto, o sueco Gyökeres tratou rapidamente de reavivar o ritmo, com um remate a embater na barra da baliza dos gansos, já depois de intercetado pela defesa casapiana.

Na sequência do canto, Paulinho, de cabeça, ameaçou o segundo tento leonino.

A resposta do Casa Pia chegou já no tempo de compensação da primeira parte, com Godwin, aos 45+8, a obrigar Adán a uma defesa apertada.

Na etapa complementar, o Sporting ia tentando controlar as despesas da partida, mas teve um revés aos 58 minutos: Clayton surgiu isolado, após um excelente passe em desmarcação de Fernando Varela, e só teve de desviar a bola do guarda-redes leonino, apontando o quarto golo nos quatro jogos já disputados.

Todavia, a noite era mesmo de Paulinho que, três minutos depois, recolocou o Sporting na frente do marcador: numa jogada à esquerda do ataque, Nuno Santos cruzou rasteiro para o avançado, que, já depois de dominar a bola, atirou rasteiro, com a bola a entrar junto ao poste contrário.

O tento reanimou o jogo e, nos instantes seguintes, o sempre inconformado Gyökeres viu o remate, à direita do ataque, sair muito próxima do poste da baliza defendida por Ricardo Batista.

Aos 68, foi Marcus Edwards a testar a atenção do guarda-redes do Casa Pia.

Pouco depois, registou-se um dos momentos da noite, com a estreia de Hjulmand, reforço dinamarquês que chegou a Alvalade proveniente dos italianos do Lecce, a troco de 18 milhões de euros.

O médio conferiu maior ‘músculo’ à zona intermédia dos ‘leões’, que se viram obrigados a defender em zonas mais recuadas, fruto da maior pressão exercida pela formação liderada por Filipe Martins, que arriscou tudo e colocou três avançados, em simultâneo, em campo.

As tentativas, contudo, revelaram-se infrutíferas e o Sporting saiu de Rio Maior com mais três pontos na bagagem.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?