loading

Síntese: Portugal cimenta liderança no grupo J, noite histórica de Espanha

A seleção portuguesa cimentou esta sexta-feira a liderança do grupo J de apuramento para o Europeu-2024, ao vencer na Eslováquia (1-0), em noite histórica para a Espanha e o ‘menino’ de 16 anos Lamine Yamal.

Síntese: Portugal cimenta liderança no grupo J, noite histórica de Espanha
Federação Portuguesa Futebol

Em Bratislava, Portugal marcou pelo aniversariante Bruno Fernandes, aos 43 minutos, em mais uma exibição que, longe de ser convincente, bastou para chegar aos 15 pontos, em 15 possíveis, no apuramento, além de ampliar a distância para os eslovacos.

O avançado do Boavista Bozenik ainda entrou aos 63, para tentar fazer mossa na defesa lusa, mas sem capacidade, deixando Portugal com caminho aberto para assegurar o apuramento, enfrentando na segunda-feira a formação luxemburguesa, num jogo em que não vai contar com o castigado Cristiano Ronaldo.

Hoje, o Luxemburgo igualou a Eslováquia nos 10 pontos ao bater em casa a Islândia por 3-1, graças a tentos de Chanot, de penálti aos nove minutos, Sanches, aos 70, pouco antes da expulsão de Magnusson nos forasteiros (73), e Sinani, aos 90.

Os islandeses, que ainda reduziram aos 88 por Haraldsson, somam apenas três pontos, enquanto a Bósnia e Herzegovina, que voltou aos triunfos, tem agora seis, após ‘arrancar’ três pontos ante o Liechtenstein, que ainda não pontuou, vencendo por 2-1.

Dzeko marcou logo aos três minutos e um autogolo de Luchinger aos 16 ampliou a vantagem, mas Wolfinger reduziu aos 21 e deixou a incerteza no marcador até final.

Aos 16 anos e 57 dias, Lamine Yamal estreou-se, em Tbilissi, em jogo do grupo A de qualificação para o Euro2024 e bateu todos os recordes da ‘Roja’, ao entrar aos 44 minutos para o lugar de Dani Olmo numa vitória na Geórgia por 7-1.

Com a estreia, superou os 17 anos e 62 dias de Gavi, seu companheiro no ‘Barça’, que já parecia ‘inalcançável’, estabelecendo uma marca histórica a que juntou ainda um golo.

O jovem nascido em Mataró em 13 de julho de 2007 apontou o sétimo golo na capital da Geórgia, e aí superou outro registo de Gavi, que tinha ‘faturado’ pela seleção com 17 anos e 304 dias.

Morata (22, 40 e 65 minutos), Kvirkvelia (27 na própria baliza), Olmo (38) e Nico Williams (68) marcaram para os espanhóis, com o tento de honra dos georgianos por Chakvetadze, aos 49, na maior goleada de Espanha desde 2017.

Se os espanhóis chegaram aos seis pontos em três jogos disputados, a Escócia segue imparável no topo da ‘poule’ e hoje somou o quinto triunfo em outros tantos encontros, com um 3-0 aplicado a Chipre, por McTominay (06), Porteous (16) e McGinn (30).

No grupo D, a Croácia chegou aos sete pontos ao golear em casa a Letónia por 5-0, com o benfiquista Petar Musa a entrar aos 67 minutos quando o resultado já estava praticamente feito – Petkovic fez dois golos, Ivanusec, Kramaric e Pasalic também fizeram ‘o gosto ao pé’.

Ainda assim, a liderança está com a Turquia, que lançou o benfiquista Kokçu no ‘onze’ titular, após hoje empatar a uma bola na receção à Arménia, que marcou primeiro por Dashyan (49), antes de Yildirim empatar (88).

Os turcos somam 10 pontos, em cinco jogos, contra sete dos arménios (quatro jogos), os mesmos dos croatas (três jogos). O País de Gales, que não jogou hoje, tem quatro pontos em quatro jogos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?