loading

FC Porto: Remuneração milionária para administradores em tempos de crise financeira no Dragão

No ambiente de crise financeira que afeta o mundo do desporto, a remuneração dos administradores da SAD do FC Porto tornou-se uma questão sensível.

FC Porto: Remuneração milionária para administradores em tempos de crise financeira no Dragão
FC Porto

De acordo com o recente Relatório e Contas apresentado pelo clube, publicado na noite de sexta feiral, os administradores dos dragões receberam um montante total de 3,629 milhões de euros durante a temporada 2022/23.

O que torna esse valor ainda mais notável é o contexto económico desafiador do clube da Cidade Invicta, que registou um resultado negativo de 47,6 milhões de euros, um dos piores da sua história.

O valor desembolsado aos administradores da SAD portista é composto por uma remuneração fixa de 2,023 milhões de euros e um prémio extraordinário de 1,6 milhões de euros. Este prémio foi atribuído em reconhecimento ao impacto financeiro positivo que o FC Porto teve durante a temporada 2022/23, em grande parte graças à sua qualificação direta para a fase de grupos da UEFA Champions League.

Os beneficiários deste prémio incluem nomes de destaque, como o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, bem como os administradores executivos Adelino Caldeira, Fernando Gomes, Luís Gonçalves e Vítor Baia.

A concessão desse prémio levanta questões significativas no contexto financeiro do FC Porto. Alguns argumentam que, em um período de dificuldades financeiras, conceder um prémio tão generoso a administradores parece inadequado. No entanto, outros defendem que a concessão desse prémio pode ser vista como um reconhecimento do desempenho excecional do clube no âmbito europeu, que tem um impacto direto nas finanças.

Além disso, a situação das administradoras não executivas também chama a atenção. Maria Manuela Aguiar Dias Moreira abdicou do recebimento das senhas de presença. Rita de Carvalho Araújo Moreira recebeu seis mil euros por esse meio. No entanto, Teresa Cristina Costa Leite de Azevedo recebeu uma avença de 30 mil euros da FC Porto Media devido ao seu papel como comentadora política no Porto Canal.

Com esses dados em mente, a remuneração dos administradores no mundo do desporto continua a ser um tema de debate acalorado, especialmente quando a situação financeira dos clubes está longe de ser favorável.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?