loading

FC Porto: James Rodriguez dá vitória na estreia no Dragão

Um golo do futebolista colombiano James Rodriguez deu hoje o triunfo ao FC Porto sobre o Ajax, por 1-0, no primeiro jogo de preparação dos “azuis e brancos” no Estádio do Dragão.

FC Porto: James Rodriguez dá vitória na estreia no Dragão

No primeiro jogo em “casa” sob o ciclo do novo treinador André Villas-Boas, o FC Porto entrou bem, com um golo de James Rodriguez (1-0), aos 14 minutos, mas aos poucos foi perdendo fulgor e valeu então o guarda-redes Helton.

Para além da ausência dos “internacionais”, que ditou o adiamento do jogo de apresentação com os italianos da Sampdoria, para 25 de julho, os adeptos portistas também ainda não puderam ver em ação os lesionados Mariano, Varela, Guarin e Ventura.

O FC Porto, puxado pelo ex-“leão” João Moutinho, surgiu com Tomás Costa no “onze”, remetendo para o “banco” Fernando e o reforço Josef Souza (ex-vasco da Gama), e mais ofensivo do que na última época.

Aos 14 minutos, depois de várias ameaças, o FC Porto chegou à vantagem pelo colombiano James Rodriguez (1-0), que assim se estreia a marcar no Dragão, na sequência de uma jogada em que o mérito é todo de Hulk, mas com dúvidas se a bola não ter ultrapassado a linha final.

O jogador brasileiro, em esforço, ganhou a bola na linha ao guarda-redes Vermeer, que tentava a cobertura, e serviu James Rodriguez, que não teve mais do que empurrar para o fundo da baliza.

Após o golo, o FC Porto foi perdendo a posse de bola e o controlo do jogo, passando o Ajax a rondar com mais perigo a área da baliza defendida por Helton, chamado a intervir, aos 25 minutos, a um remate de Siem De Jong.

O Ajax voltou a criar perigo por Jan Vertonghen, com um cabeceamento na sequência de um canto, aos 26 minutos, e Helton voltou a mostrar serviço a remates de Christian Eriksen, aos 30, e Eyong Enoh, aos 33.

Hulk, aos 39 minutos, procurou remar contra a maré, mas o forte remate saiu ao corpo de um defesa contrário, e João Moutinho, na jogada seguinte, combina bem com James Rodriguez, mas o lance morreu na defesa.

Villas-Boas, muito interventivo, com sucessivas chamadas de atenção para dentro do relvado, ainda viu o perigo voltar a rondar a baliza de Helton, aos 44 minutos, na sequência de um remate de Urby Emanuelson.

Para a segunda parte, o técnico portista operou cinco alterações, fazendo entrar Kieszek, Miguel Lopes, Fernando, Ruben Micael e Cristian Rodriguez para os lugares de Helton, Sapunaru, Tomás Costa, James Rodriguez e Belluschi.

A denotar falta de entrosamento entre sectores e jogadores, o FC Porto só aos 57 minutos, através de um cabeceamento de Fernando, após canto de Hulk, é que levou a bola a rondar a baliza do Ajax.

Aos 78 minutos, André Villas-Boas voltou a mexer na equipa, fazendo entrar Stepanov, Souza e Ukra, para os lugares de Sereno, João Moutinho e Hulk, e aos 84 entram Farias e André Pinto por troca com Falcao e Miguel Lopes.

As substituições serviram apenas para os adeptos portistas, bem como o treinador André Villas-Boas, observar os jogadores, que tiraram partido de todos os minutos de jogo para mostrar serviço, nem sempre da melhor forma.

Até ao final do encontro, e já em período de descontos, foi o Ajax que esteve mais perto de marcar do que o FC Porto aumentar a vantagem, tendo valido entre os postes o guarda-redes polaco Pawel Kieszek.

Ficha do Jogo:

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Ajax, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0, James Rodriguez, 14 minutos.

Equipas:

- FC Porto: Helton, Sapunaru, Maicon, Sereno, Emílio Rafael, Tomás Costa, James Rodriguez, Belluschi, Falcao, João Moutinho e Hulk.

Jogaram ainda Kieszek, Miguel Lopes, Fernando, Ruben Micael, Cristian Rodriguez, Stepanov, Souza, Ukra, Ernesto Farias, André Pinto e Castro.

- Ajax: Kenneth Vermeer, Oleguer, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen, Vurnon Anita, Eyong Enoh, Jeffrey Sarpong, Rasmus Lindgren, Siem De Jong, Christian Eriksen e Urby Emanuelson.

Jogaram ainda Daley Blind, Mitchell Donal, Hyun Ju Suk e Aras Ozbiliz.

Árbitro: Artur Soares Dias, do Porto.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Jan Vertonghen (86).

Assistência: 40207 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?