loading

"Os treinadores que passaram pelo FC Porto eram todos bons, mas Bobby Robson era um senhor"

No dia 30 de janeiro de 1994, o Estádio Vidal Pinheiro, situado em Paranhos, foi palco de um momento que marcaria o início de uma era gloriosa no FC Porto.

"Os treinadores que passaram pelo FC Porto eram todos bons, mas Bobby Robson era um senhor"
FC Porto

Estreia vitoriosa de Bobby Robson ao leme dos dragões

Nesse dia, Sir Bobby Robson, renomado treinador inglês, fez a sua estreia no comando técnico dos Dragões, selando o começo de uma trajetória triunfal no futebol português.

De recordar que, antes de rumar ao Dragão, o técnico inglês esteve ao comando do rival Sporting, decorria as épocas de 1992/1993 e 1993/1994. Ao leme do FC Porto, Bobby Robson esteve três temporadas (93/94, 94/95, 95/96).

O encontro, válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, colocou o FC Porto frente ao Sport Comércio Salgueiros, e foi com uma vitória por 2-0 que Robson deixou a sua primeira marca no clube azul e branco, conquistando os adeptos portistas presentes no Vidal Pinheiro.

O adversário, Salgueiros, viu-se em desvantagem aos 17 minutos com um autogolo de Luís Manuel, um lance que desencadeou a festa dos milhares de adeptos que assistiam ao jogo.

A alegria prolongou-se na primeira parte, com um desvio certeiro de Emil Kostadinov, selando assim a estreia vitoriosa de Bobby Robson como treinador dos Dragões.

"Foi uma pessoa que me marcou bastante, a mim e a sua passagem pelo FC Porto"

Este momento é recordado por Mário Reis, antigo treinador do Salgueiros, que partilhou a sua experiência ao ser confrontado com esta efeméride.

"Cumprimentámo-nos e está no Facebook. O meu filho mais velho não deixa escapar nada e está lá: o Mário Reis e o Bobby Robson, no velhinho Vidal Pinheiro", começou por dizer o antigo técnico português.

Reis, em entrevista concedida à 'Rádio Renascença', recorda a atmosfera intensa e a presença massiva dos adeptos portistas, que testemunharam o início de uma parceria notável entre Robson e o FC Porto.

"Os treinadores que passaram pelo Porto eram todos bons, mas Bobby Robson era um senhor, um treinador muito bom a nível mundial"

Num reencontro posterior com Bobby Robson, agora nas redes sociais, Mário Reis partilhou a sua gratidão e reconhecimento pelo treinador conceituado que deixou uma marca indelével no futebol português.

"Voltámos a cumprimentar-nos para lhe dar os parabéns. Era um treinador conceituado", lembrou Reis.

"Foi uma pessoa que me marcou bastante, a mim e a sua passagem pelo FC Porto. Acima de tudo era um treinador muito bom. São coisas que passam por nós e fica uma amizade muito grande", acrescentou.

"Vou ver o Salgueiros e vejo que as condições não são as melhores"

A passagem de Bobby Robson pelo FC Porto é frequentemente recordada como uma época de sucesso e conquistas. O treinador inglês conquistou os corações dos adeptos com o seu estilo cavalheiro, conhecimento tático e capacidade de liderança.

Os primeiros pontos somados na estreia de Robson foram apenas o prelúdio para uma série de triunfos que incluiriam troféus nacionais e internacionais.

É importante sublinhar que o FC Porto não era o único beneficiário da perícia de Robson. A sua passagem pelo futebol português teve um impacto positivo no desenvolvimento do desporto no país, contribuindo para elevar o nível e a competitividade.

Atualmente, Mário Reis observa com tristeza a situação do Sport Comércio Salgueiros, oponente na estreia de Robson no FC Porto. O clube, agora a competir no Campeonato de Portugal, luta para recuperar a sua antiga glória.

"Vou ver o Salgueiros, principalmente aqui em casa, e vejo que as condições não são as melhores", lamenta o ex-técnico do clube.

"Na era do Linhares, ele forçosamente teve que vender o estádio do Salgueiros, o que foi uma situação muito má para os salgueiristas", lembra Reis.

Comentando as perspetivas de ascensão do Salgueiros, Mário Reis adota uma visão pragmática, reconhecendo as dificuldades que o clube enfrenta para regressar à elite do futebol português.

"Acho que é muito difícil. O Salgueiros só poderá ter uma grande hipótese, se tiver alguém muito forte que o coloque no seu lugar, que é a primeira divisão. Isto deixa-me triste, a mim e aos salgueiristas", rematou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?