loading

"Só posso enviar um melão. Foram ver o Gyökeres e quiseram ficar com o Tengstedt"

O presidente do Benfica, Rui Costa, fez uma aparição notável esta quinta feira no Benfica Campus, no Seixal, para fornecer uma análise abrangente de uma temporada que ficou muito aquém das expetativas para os adeptos, e ainda discutir vários tópicos relevantes para o clube.

"Só posso enviar um melão. Foram ver o Gyökeres e quiseram ficar com o Tengstedt"
Depositphotos

"O scouting do Benfica vem falhando nos Weigls, Waldschmidts, Cebolinhas, RDTs", comentou antigo dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz.

Um dos pontos comentados pelo líder máximo das águias foi o alegado interesse do Benfica no avançado sueco Viktor Gyökeres, cuja performance durante a época no rival Sporting colocou-o como o grande destaque da I Liga e como 'bota de ouro' do campeonato.

Durante a entrevista, que juntou dezenas de jornalista e que foi transmitida pela BTV, canal oficial do clube lisboeta, Rui Costa dissipou qualquer especulação sobre uma alegada transferência de Gyökeres para o Benfica no mercado de janeiro da última temporada, esclarecendo que o clube nunca considerou a contratação do possante jogador nórdico.

Em resposta a essa questão, o líder encarnado explicou que, embora Gyökeres tenha sido observado pelo departamento de scouting do Benfica, a decisão de não avançar com a sua contratação foi baseada na avaliação da equipa técnica, que considerou que o plantel já tinha soluções suficientes naquela posição.

"Sinalizados pelo scouting do Benfica estão centenas de jogadores. Resta saber se naquele momento precisamos ou não de alguém para aquela posição", começou por explicar Rui Costa.

"Falou-se tanto desse caso, que o tínhamos sinalizado e perdemos. Nós nunca atacámos porque na altura não precisávamos pois tínhamos o Gonçalo Ramos, que sai muito depois de o Sporting o ter contratado", comentou ainda o líder das águias.

As palavras de Rui Costa fizeram eco em Alvalade e, neste sentido, Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, aproveitou a oportunidade para comentar a situação, destacando a importância do scouting no processo de recrutamento dos clubes.

"Erro grande ter apostado as fichas no Tengstedt e terem descartado o Gyökeres"

Em declarações na CMTV, Barbosa da Cruz expressou preocupação com as contratações menos bem-sucedidas do Benfica nos últimos anos, citando exemplos específicos de jogadores que não conseguiram corresponder às expectativas.

"Eu diria que o scouting do Benfica, tirando o Darwin, que efetivamente foi um caso de sucesso, desde há uns anos para cá que vem falhando nos Weigls, Waldschmidts, Cebolinhas, RDTs (...) uma lista comprida", começou por referir o agora comentador.

A decisão do Benfica de não avançar para a contratação de Gyökeres acabou por ser motivo de satisfação para Barbosa da Cruz, que expressou contentamento pelo facto de o jogador sueco ter acabado por ingressar no rival Sporting.

"Eu fico muito contente que o Viktor Gyökeres tenha ido para o Sporting e não para o Benfica. Um erro grande ter apostado as fichas no Tengstedt e no Schjelderup e terem descartado o Gyökeres. Isso faz-me muito feliz", frisou o conhecido sócio leonino, antes de frisar que agora só lhe resta 'enviar um melão para a Luz'.

"Agora, se o Benfica teve oportunidade de o contratar antes do Sporting e não o fez, eu apenas posso enviar um grande melão para o Estádio da Luz porque é um erro", ironizou o antigo dirigente sportinguista.

As declarações de Rui Costa e as reações subsequentes lançaram um novo olhar sobre o processo de recrutamento do Benfica e alimentaram o debate sobre as políticas de contratação do clube encarnado.

Para Barbosa da Cruz, não deixa de ser surpreendente o facto de o departamento de scouting do Benfica ter observado o internacional sueco por uma dezena de vezes e, mesmo assim, não ter dado 'via verde' para a sua contratação, preferindo manter no plantel um jogador como Casper Tengstedt.

"Se foram ver 32 vezes o Viktor Gyökeres e chegaram à conclusão que queriam ficar com o Tengstedt, alguém no Benfica que tire a conclusão. É a única coisa que eu posso dizer", rematou Carlos Barbosa da Cruz.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?